24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

123 milhões de jovens a partir de 15 anos não praticam nenhum esporte, segundo IBGE

Mais de 123 milhões de pessoas a partir de 15 anos não praticam nenhuma atividade física ou esporte. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, com dados extraídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Pnad, entre 2014 e 2015.
As pessoas que não praticam atividades físicas entre 15 e 17 anos, equivalem a 76 cento da população de brasileiros nesta faixa etária. De acordo com o instituto, a quantidade de pessoas que não praticam e nunca praticaram qualquer tipo de atividade física ocorre por falta de interesse, na faixa etária entre 15 e 17 anos, e por falta de tempo, para os mais velhos. O professor e educador físico, Lucas Borges, explica a importância da atividade física para evitar doenças.

“A pratica da atividade física ajudaria a combater inicialmente o sedentarismo e consequentemente todas as doenças metabólicas associadas ao sedentarismo, como, obesidade, hipertenção arterial, diabetes e depressão. Então, por isso seria muito importante que cada vez mais os indivíduos comecem a deixar o sedentarismo e praticar atividade física.”

A região Nordeste apresentou o número mais alto de pessoas que não praticam atividades físicas, com percentual de apenas 36,3 por cento de praticantes. Seguido da região Norte, com 36,6 por cento e o Sudeste com 37,5 por cento. A região Centro-oeste é onde mais se encontra jovens praticando exercícios, com 41,1 por cento do total da pesquisa, seguido pela região Sul, com 40,8 por cento. O jovem Pedro Henrique Ribeiro tem 15 anos e mora em Brasília. Pedro Henrique joga basquete pelo menos três vezes na semana e sempre praticou esporte. Ele conta como o esporte é importante para ele.

“Gosto de praticar esportes, principalmente para me sentir bem, me sentir livre de alguns outros problemas fora da quadra, também para fazer amizades que é muito importante e para afastar de problemas sociais, como, drogas.”

Embora a atividade do Pedro seja o basquete, segundo a pesquisa, o esporte favorito no Brasil é o futebol. Mais de 15 milhões de pessoas costumavam escolher a modalidade na hora de praticar um exercício em 2015. E a segunda modalidade escolhida pela população foi a caminhada, com quase 10 milhões de pessoas praticantes.

Reportagem, Juliana Gonçalves

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui