27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

1ª Exposição fotográfica de crianças e adolescentes com deficiência acontece Plaza Shopping

A exposição traz 29 telas fotográficas com modelos com deficiência que foram inclusos no mercado de trabalho, quebrando barreiras através da arte. O evento tem entrada gratuita no 1º piso do Manaus Plaza Shopping.

Passarela, holofotes e câmeras posicionados!

Tudo está preparado para um evento inédito que tem como objetivo promover a troca de experiências e informações, sobre a inclusão das crianças e adolescentes com deficiência, incluindo os demais estados do país. Essa é a proposta da ‘1ª Exposição fotográfica ARTE SEM PRECONCEITO’, que acontece nos dias de 30 de março até 05 de abril, no Manaus Plaza Shopping, no 1º piso ao lado da loja COMEPI. A entrada é gratuita.

De acordo com a organização, a programação inicia às 17h e a abertura acontece conta com a presença de todas as crianças no primeiro dia de exposição, além das autoridades convidadas, o governador do estado, José Melo e o prefeito em exercício Marcos Rotta. “Eles estão eufóricos para esse dia inédito”, comemora a diretora.

Vale ressaltar que todos os dias a exposição fotográfica, acontece das 10h às 22h, as demais atividades da programação iniciam das 14h e encerram as 22h.

No segundo dia (31 de março), a programação segue com a participação dos profissionais da Comissão da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Saúde para a realização de aferição de pressão, instruções de saúde bucal, além de uma Palestra sobre Autismo.

Já no terceiro dia (1º de abril), a Comissão da Criança e Adolescentes por meio da Comissão da Defesa da Pessoa com Deficiência ministrando palestras rápidas sobre o tema central de evento, com panfletagem ao público presente.
No dia 02 de abril acontece uma tarde explicativa com as mães especiais, a partir das 14h, e logo depois às 16h, a cantora Nelly Miranda faz sua participação musical. No dia 03 de abril, estará disponível a Assessoria jurídica com advogados iniciantes para instruções com quem também tem um ente na família com deficiência para sanar dúvidas diversas, sobre o estatuto vigente.
O penúltimo dia a Comissão de autismo estará presente para sanar dúvida por meio de explicações para o público presente. No dia 05 acontece o encerramento com desfile de todos os modelos com deficiência da agência.

Ana Victória Lago nasceu com diagnóstico patológico de microcefalia, foi descoberta há dois meses pela agência. Hoje tem 18 anos recém-completos e é considerada a primeira modelo com microcefalia no mundo.

Para a sua mãe, Viviane Lima, a emoção de ver a evolução de Ana Victória é motivo de orgulho. “Minha filha gosta de dançar e outras atividades, o que mais me deixa realizada é o amadurecimento dela, estimulando a condução neurológica que ela vive diante da inclusão”.

Assim como ela, sua irmã Maria Luiza, 15 anos que tem a mesma patologia, também faz parte do projeto, terá sua foto exposta e irá participar todos os dias da ação além de desfilar no encerramento do evento.

Para a gerente de marketing do Manaus Plaza Shopping, Luciana Carvalho, é importante compreender que a inclusão de pessoas com deficiência faz parte do processo de construção de uma sociedade civil mais justa. “Queremos proporcionar cada vez mais a inclusão de projetos como este e criar oportunidades. Cabe a nós nos unir para realizar a verdadeira inclusão”, disse.

A concepção do projeto ARTE SEM PROCONCEITO é trabalhar a inclusão de fato. “Os ensaios fotográficos e filmagens são feitos com dedicação para extrair a essência de cada criança, mesmo que elas tenham limitações se mostram capazes e lindas diante das lentes”, afirma a diretora do projeto.

Sobre o Projeto ARTE SEM PRECONCEITO

Desde 2014, a Diretora da BM Model’s, Creusa Rodrigues, desenvolve em Manaus com parcerias com instituições locais o trabalho de inclusão de crianças, jovens e adultos com o objetivo de mostrar na prática com seriedade e responsabilidade, um ser humano com deficiência pode ser inserido em contato com os demais e pode ter a chance de novas experiências de vida.

Na oportunidade os modelos já puderam participar em diversos programas de televisão e já foram até manchete em sites de notícia, repercutindo inclusive em mídia internacional, levando o rosto e a história de superação de crianças e adolescentes do norte do país que modelam com desenvoltura para as câmeras com graça e elegância.

Fotos: Gabriel Mendes

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui