27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Banco Central – Contas do governo iniciam ano com resultado positivo

Banco Central/Contas do governo/resultado positivo

As contas do governo iniciaram o ano com resultado positivo. De acordo com o Banco Central, em janeiro, foi registrado um superávit, quando o governo gasta menos do que arrecada, de quase 37 bilhões de reais. O resultado é o melhor para os meses de janeiro desde que o Banco Central passou a registrar os dados, em 2011. Em janeiro de 2016, por exemplo, quando também houve superávit, o resultado foi de nove bilhões de reais a menos que neste ano.

Exemplificando, o Governo Central, que inclui a Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional, teve um resultado positivo de um pouco mais de 26 bilhões de reais. Os governos estaduais registraram superávit de quase nove bilhões de reais. E os municipais ficaram com as contas no azul em quase dois bilhões de reais.

As empresas estatais, com exceção da Petrobras e Eletrobrás, registraram déficit primário, que é quando se gasta mais do que se arrecada, de mais de 380 milhões, no mês de janeiro.

No entanto, os resultados positivos não devem durar o resto do ano. O governo federal espera um déficit primário de um pouco mais de 143 bilhões de reais, em 2017. Desse total, um prejuízo de 139 bilhões de reais deve ser registrado pela União, três bilhões pelas empresas estatais e um pouco mais de um bilhão deve ser registrado pelos estados e municípios.

Reportagem, Juliana Gonçalves

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui