27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Câmara discute em Manaus os efeitos da crise econômica sobre o polo industrial

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados realiza na capital amazonense, em 9 de outubro (sexta-feira), o seminário “Efeitos da crise econômica brasileira no Polo Industrial de Manaus”. A iniciativa requerida pela deputada Conceição Sampaio (PP/AM) pretende avaliar, dentre outras questões, a perda de postos de trabalho e o fechamento de linhas de produção de empresas ali situadas.

A crise que afeta a economia brasileira pode estar provocando a desaceleração de alguns segmentos industriais da Zona Franca. A deputada Conceição Sampaio lembra que, no primeiro semestre de 2015, houve aumento de 13,9% nas demissões do Polo Industrial de Manaus, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O impacto da crise afetou, principalmente, a indústria de duas rodas, que engloba fabricantes e empresas produtoras de componentes para motocicletas. Em junho, seis indústrias desse setor promoveram férias coletivas para seus funcionários por falta de demanda, informa a parlamentar.

Além da crise econômica, outras causas possíveis para o problema estarão sendo discutidas no Seminário, como o fechamento de linhas de produção de empresas e o remanejamento da produção para outros estados.

De acordo com a parlamentar, a diminuição de postos de trabalho preocupa os governos estadual e municipal, pois uma eventual arrecadação menor de tributos tem reflexos negativos sobre a economia de todo o Amazonas.

Para o seminário foram convidados: o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga; o governador do Amazonas, José Melo; o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto; o presidente da Federação da Indústria do Amazonas, Antônio Carlos Silva; o presidente do Centro da Indústria do Amazonas, Wilson Périco; e o superintendente da Suframa, Gustavo Igreja.

Serviço: Seminário “Efeitos da crise econômica brasileira no Polo Industrial de Manaus” – dia 9 de outubro (sexta-feira), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, Parque Dez, Manaus).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui