24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até dia 10 de Maio

Os criadores de bovinos e bubalinos de 41 municípios das regiões do Baixo e Médio Amazonas e do entorno de Manaus têm até o dia 10 de maio para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. A prorrogação do prazo tem anuência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atende um esforço da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) de atingir 100% da cobertura vacinal nesta etapa, que iniciou dia 15 de março. A expectativa é de imunizar pouco mais de 500 mil animais contra a doença.

De acordo com o presidente da Adaf, Hamilton Casara, a prorrogação da campanha por mais dez dias é importante diante do momento de crise em que o país vem sofrendo. “Normalmente a campanha acontece num período de 45 dias, mas notamos que a questão financeira influenciou na baixa procura pela vacina nas casas agropecuárias e nas revendas feitas pelo Idam – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas, por isso, solicitamos a prorrogação ao MAPA, que foi sensível à causa”, esclareceu.

Casara reforçou também a importância econômica da imunização para o Estado. “Nós estamos há 12 anos sem ocorrência de aftosa no Amazonas, com a vacinação. Os esforços do Governo do Estado são para alcançar o status de livre da aftosa sem a necessidade de vacina. Isso significa um valor agregado de pelo menos 15% aos produtos como a carne, leite e o queijo, além de incrementar todo o país no cenário econômico mundial”, disse, ao acrescentar que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo.

O preço da vacina varia de R$ 1,50 a R$ 2,20 a dose. Além de vacinar o rebanho, o pecuarista precisa declarar a imunização nos escritórios locais da Adaf e/ou Idam para a validação e controle do Estado.

Nova etapa inicia domingo em 21 municípios

No próximo domingo, 1 de maio, inicia a segunda etapa de vacinação contra a aftosa em 21 cidades amazonenses. A solenidade oficial de lançamento acontecerá em Manicoré (distante 456,8 quilômetros de Manaus, pela rodovia BR-319), com participação de agentes do governo, prefeitura municipal e pecuaristas. A campanha se estende até o final de maio com meta de vacinar mais de 670 mil animais.

Os municípios a serem atendidos nessa etapa são: Barcelos, Canutama, Carauari, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Novo Airão, Pauiní, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá, Apuí, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui