27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Capacitações repassam estratégias de prevenção do vírus HIV em Parintins

A gerência de programas de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as coordenações estadual e federal dos programas de DST/AIDS realiza no antigo prédio da UFAM, duas capacitações sobre estratégias para ações de prevenção do vírus em Parintins. Participaram dos cursos aproximadamente 90 pessoas, entre enfermeiros, estudantes, equipes de estratégias e participantes da sociedade civil organizada.
A capacitação que envolveu jovens estudantes de 13 a 17 anos e de 18 a 25 anos trabalha a multiplicação de informações na escola e se encerrou na quinta-feira. A outra tem o objetivo de repassar o entendimento de prevenção combinada e o teste rápido por fluído oral. A capacitação será concluída na sexta-feira.

De acordo com o gerente de programas de DST/AIDS de Parintins, enfermeiro Evan Lima, as capacitações são de fundamental importância para as ações de prevenção das doenças virais do município. Segundo ele, os cursos fazem parte do projeto de descentralização que começou a ser elaborado pela coordenação de programas do município em conjunto com as coordenações de ações de DST/AIDS estadual e federal no ano passado.

Evan, afirmou que a capacitação que aborda o teste rápido por fluído oral para HIV é inovadora para Parintins. “Ainda não tínhamos trabalhado com esse tipo de teste no município e nós estamos capacitando os nossos enfermeiros para que esse novo método se torne realidade. Esse trabalho vai fazer com que a gente possa alcançar um público maior com o apoio de atores civis organizados”, destacou.

O enfermeiro, Neander Barros dos Santos ressaltou que a capacitação é proveitosa e enriquece os conhecimentos na área de enfermagem, uma vez que ainda não havia participado de um curso sobre teste de fluído oral e prevenção combinada. Ele explicou que o método é atualizado e tem o objetivo de verificar se os anticorpos positivos do vírus estão aumentando e presentes na saliva, o que irá indicar a possibilidade do paciente estar com o vírus. “É uma dinâmica muito interessante, porque não se trata apenas do teste, mas de novas formas que poderemos realizar as ações de prevenção junto a população”, disse.

A educadora social do departamento de DST/Aids e hepatites virais do Ministério da Saúde, Bárbara Graner explicou como foi proposto o desenvolvimento da atividade com a participação das três esferas governamentais. Ela disse que durante os dias de capacitação, os atores de movimentos sociais organizados e profissionais da saúde puderam se familiarizar com a possibilidade de desenvolver uma estratégia, além do que é trabalhado.

O estudante do CETI deputado Gláucio Gonçalves, Sidney Guerreiro de Souza, afirmou que por meio da capacitação conseguiu tirar dúvidas sobre a prevenção do vírus do HIV. Ele aprovou o curso e disse que faz questão de atuar como multiplicador da informação, pois acredita que o método é válido para diminuir o risco da transmissão do vírus.

Efraim Lisboa contribui com a capacitação e realiza o papel de facilitador entre os alunos jovens e a educadora. Ele destacou que a oportunidade que cada jovem recebeu em participar de capacitação é única e importante para a sociedade, uma vez que o índice de casos de pessoas infectadas com o vírus do HIV só aumenta. Ele ainda explicou que de todas as estratégias que foram abordadas pelo Ministério da Saúde, é perceptível que a melhor é a educação de pares (jovens multiplicadores). “O jovem terá facilidade de adentrar os espaços que outros jovens freqüentam e repassar informações primordiais sobre a importância da prevenção do HIV e outras doenças”, afirmou.

A instrutora da capacitação para os jovens, da Coordenação Estadual de Programas de DST/Aids, social Joana Rocha, explicou que o plano trabalha a questão da informação com o jovem e aborda temáticas que são divididas por módulos. O primeiro e segundo módulo foi realizado no mês de maio de 2015 que tratava sobre sexualidade e saúde sexual, bem como o preconceito e discriminação, entre outros assuntos. Durante os três dias foram trabalhados os dois últimos módulos que abordam DST/Aids e hepatites virais e protagonismo juvenil e comunicação.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui