25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Codajás produziu 11,6% do açaí do país diz IBGE

O Estado do Amazonas, segundo maior produtor com 26,7% do total nacional em 2016, produziu 57 572 toneladas do fruto, registrando uma retração de 12,3% neste ano. O estado possui seis municípios entre os 20 maiores produtores do Brasil, destacando-se Codajás, segundo maior produtor brasileiro com 25 000 toneladas.

Outros importantes estados produtores de açaí extrativo são: Maranhão, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – PEVS acompanha as informações estatísticas sobre a quantidade e valor do açaí, obtido através do processo de extração dos recursos florestais nativos.

Castanha

A produção nacional de castanha, ou castanha-do-brasil, em 2016 apresentou ma redução de 14,7%, atingindo 34 664 toneladas, e valor de produção estimado em R$ 110,1 milhões. O destaque positivo fica por conta do Estado do Amazonas, que atingiu a posição de maior produtor nacional, com 14 945 toneladas. Os Municípios de Humaitá, maior produtor nacional, de Coari (segundo lugar) e de Beruri (sétimo lugar) foram os destaques no estado.

O Estado do Acre, que em 2015 liderou a produção brasileira, neste ano apresentou 8 742 toneladas no total, redução de 37,7%. Problemas climáticos, relacionados à escassez de chuvas, afetaram as principais regiões produtoras no estado. Destacaram- -se os Municípios de Sena Madureira (quarto lugar), de Brasileia (sexto lugar) e de Rio Branco (oitavo lugar), maiores produtores estaduais.

Outro grande produtor nacional, com 6 866 toneladas, o Estado do Pará também apresentou redução em comparação aos números alcançados em 2015. A queda registrada foi de 13,8% no ano. Fatores climáticos e a redução natural na produtividade da espécie, que apresenta ciclo bianual, foram os principais fatores que justificaram a queda. No Pará, o destaque ficou por conta da produção dos Municípios de Oriximiná (terceiro lugar), de Óbidos (quinto lugar) e Acará (140 lugar). O Cartograma 4 auxilia na identificação dos municípios produtores de castanha nas principais Unidades da Federação.

A produção brasileira de castanha-do-pará concentra-se nos estados da Região Norte e no Estado do Mato Grosso. Em 2016, dos 20 municípios que apresentaram maior produção no País, oito pertencem ao Amazonas, seis ao Acre, quatro ao Pará e dois a Rondônia.

A madeira em toras foi o produto da extração vegetal que mais rendeu dividendos em 2016 no Amazonas; foram 994 mil metros cúbicos que renderam 157 milhões de reais pelo valor da produção. O açaí foi o segundo produto a gerar mais riqueza, foram colhidos 58 mil toneladas de açaí, o que gerou um valor de 100 milhões de reais. O terceiro produto vegetal foi a castanha com uma produção de 15 mil toneladas e um valor de produção de 46 milhões de reais. Importante destacar que o açaí e a castanha são produtos que preservam integralmente o meio ambiente na sua exploração.

Outros produtos do extrativismo amazonense que a pesquisa do IBGE retrata, são àqueles ligados a alimentação como buriti, pupunha e tucumã. Todos eles de grande importância para a economia extrativista do estado. O buriti tem Envira e Caapiranga como seus maiores produtores; já Tefé se destaca como maior produtor de pupunha e tucumã do Estado.

Todos os dados da pesquisa foram construídos a partir da COMEA – Comissão Estadual de Agricultura, encabeçada pelo IBGE com a participação de diversos órgãos ligados a agricultura extrativista do estado como: Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS; Fundação Vitória Amazônica – FVA; Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM; Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam; Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui