27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Como fazer a gestão das oportunidades de negócios na minha empresa?

Por Marcelo Lombardo

Customer Relationship Management ou como é comumente conhecido, CRM. Essa ferramenta, até pouco tempo desconhecida e inutilizada pela grande maioria das empresas de pequeno e médio porte, tem se tornado cada vez mais popular. E não é para menos, seu uso é fundamental para a geração e gestão de oportunidades de negócios.

Só quem já trabalhou com vendas conhece bem os processos que envolvem a conquista ou manutenção de um cliente. O ciclo de venda contempla várias etapas, sendo necessária atenção a cada uma delas a fim de que o lide seja convertido. O CRM concentra todas essas informações, ajudando o comercial a abordar o potencial cliente da forma adequada para cada fase de compra.

O CRM tem um papel fundamental na gestão e organização de dados. Foi desenvolvido para permitir ao administrador manter um relacionamento com seu cliente, considerando as inúmeras informações e compromissos que alimentam essa relação dia após dia. A parte tecnológica serve para manter esses dados organizados e acessíveis, principalmente se considerarmos a grande quantidade de clientes de uma empresa.

O software ajuda a desenvolver uma estratégia de negócios, algo que permita a personalização da ligação com o cliente, a fim de fidelizá-lo, mantê-lo e abrir espaço no tempo e estratégia para conquistar novos. O CRM proporciona conhecer bem o potencial cliente, de maneira fácil, rápida e bastante estratégica.

Quando um CRM é bem organizado, higienizado e alimentado, é possível até extrair padrões e tendências dele. Em cima disso, o profissional de vendas pode usar informações para criar planos de ação, estratégias de negócios e promoções, a fim de ser assertivo em suas abordagens e na gestão das oportunidades de negócios.

Vale destacar que não se pode tratar todos os clientes como iguais, ainda mais na era da personalização. Toda essa informação, de forma organizada, permite tratar cada contato como único, fazendo uma adequada gestão de potenciais clientes para que eles convertam. Isso gera a verdadeira qualidade na conquista e retenção de clientes.

Contudo, para isso, é importante alimentar os dados de forma fiel e constante. Assim, ações são realizadas de forma assertiva, vínculos são criados e é possível atender a problemas e oportunidades no momento certo. Um bom CRM faz sim a diferença, pois o que ele te permite ver, dita o que você pode fazer para realmente vender mais.

Marcelo Lombardo é idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.

Sobre Omie: www.omie.com.br

Omie é um ERP que oferece uma plataforma completa de gestão empresarial na nuvem para controlar todos os processos financeiros, de CRM, vendas e serviços, além de emissão de boletos e NF-e, com foco em PMEs. Com um visual simples e intuitivo, o sistema é muito fácil de ser operado e todas as informações fiscais e contábeis são integradas automaticamente com o contador, independente do software que ele utilize. Tudo isso, sem limites de usuários ou cobranças adicionais. “Ter uma gestão confiável é crucial para que uma empresa possa crescer. Acreditamos nisso e desenvolvemos um ERP capaz de atender as necessidades do negócio e ainda ser atrativo ao usuário”, esclarece Marcelo Lombardo, sócio-fundador da Omiexperience.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui