24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Contra o crime – Satélite brasileiro ajudará no combate ao crime organizado

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas vai ajudar a combater o crime organizado, pois ele vai monitorar as fronteiras entre o Brasil e os países vizinhos. Este é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar e contribuirá para a defesa e comunicações no país, além de ampliar a oferta de banda larga, especialmente nas áreas remotas. De acordo o ministro Gilberto Kassab, o país precisa ter outros como este. “Precisamos nos preparar para termos outros satélites para que as nossas políticas públicas, que devem ser atendidas pelo governo, possam ter capacidade para atender esse objetivo.”

O satélite, que foi lançado no dia 04 de maio, custou aproximadamente R$ 2,7 bilhões e foi adquirido pelas Telecomunicações Brasileiras, a Telebras. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa. De acordo com o presidente da Telebras, Antônio Leite, mais de cem técnicos fazem o controle do satélite. “É uma tecnologia de altíssima ponta que, agora, com a transferência de tecnologia que nós tivemos nesse período, nossos mais de cem técnicos passam a fazer o total controle desse satélite.”

O equipamento vai ser utilizado para comunicações estratégicas do governo e das Forças Armadas. Ele vai ficar posicionado a 36 mil quilômetros de distância da Terra e tem vida útil de dezoito anos.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui