24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Deputados cobram respostas sobre a Saúde e Deodato promete responder até sexta-feira (20)

Na sessão presidida pelo deputado David Almeida (PSD), que governou o Estado por quase cinco meses, os parlamentares questionaram o secretário Francisco Deodato sobre a real situação da Saúde do Amazonas e o suposto rombo de R$ 1,2 bilhão no sistema. Logo após a explanação do secretário, o presidente David Almeida lembrou que além de todos os problemas orçamentários, o governo possui um grande passivo trabalhista com relação às terceirizações, porque as empresas estão sendo condenadas na Justiça Trabalhista e o Estado está sendo condenado solidariamente.

Por sua vez, o deputado Sabá Reis (PR) questionou a divulgação de números desencontrados e disse que isso poderia até levar à abertura de uma CPI na Casa. Para Sabá Reis, o secretário da Susam convalidou o trabalho da comissão de transição nomeada por David Almeida, que além de descrever uma radiografia dos problemas, que não foram criados pela gestão interina ou pelo secretário Vander Alves, fez sugestões de mudanças. “A comissão de transição não só mostrou a radiografia da Susam, como sugeriu providências para que ele possa nortear as ações que o governo vai ser obrigado a tomar”, disse Reis.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Ricardo Nicolau (PSD), que participou de perto do governo de David Almeida, disse que houve avanços significativos na relação do governo com os prestadores de serviços e fez sugestões a respeito da terceirização dos serviços, afirmando que as cooperativas médicas não são um problema, mas sim uma solução. Nicolau quis saber qual a perspectiva do pagamento às cooperativas e aos terceirizados e colocou na Comissão de Saúde à disposição do governo para ajudar.

Outros nove deputados fizeram seus questionamentos, começando com Serafim Corrêa (PSB), Luiz Castro (REDE), Dr. Gomes (PSD), José Ricardo (PT), Abdala Fraxe (Podemos), Platiny Soares (DEM), Augusto Ferraz (DEM) e Belarmino Lins (PROS). Por um acordo dos deputados, todos os questionamentos feitos serão respondidos pelo secretário Francisco Deodato até a próxima sexta-feira (20), por meio de e-mails.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui