25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Entenda como robôs ajudam alunos de investimentos a aumentar lucratividade

A tecnologia se destaca mais uma vez para facilitar o trabalho humano. Dessa vez em uma atividade que onde o feeling era primordial – o mercado de ações.  Estamos falando dos robôs de investimento, que chegaram ao Brasil há pouco tempo e já dominam pelo menos 10% do mercado.  No curso Aulas de bolsa, criado para desmistificar a atuação na bolsa de valores e tornar investimentos dessa natureza acessíveis para todos, o fundador e professor do curso criou a inteligência do próprio robô, que tem facilitado em muito o investimento de seus alunos.

Os robôs operam segundo uma estratégia de investimentos determinada pelo aluno já capacitado pelo curso.  A estratégia pode ser baseada em gráficos, regras de preços e análise técnica, conforme o que é ensinado nos cursos do Aulas de Bolsa. “O robô poderá operar em uma frequência alta, realizando várias transações por minuto, ou em uma frequência baixa, onde poucas transações são realizadas ao longo de um dia ou mesmo semanas”, explica Rafael Mariano, professor do Aulas de Bolsa e criador do robô usado em suas aulas de investimentos.

A tecnologia da plataforma atende a todos os níveis de investidores – do cliente com profundo conhecimento do mercado, o que exige softwares complexos e custosos; até o pequeno poupador, que começou a pouco tempo o aprendizado no mercado de ações, com base em questionários que apuram seu perfil de risco. Nos Estado Unidos, a plataforma já responde por 75% das operações realizadas na bolsa de valores. No Brasil, apesar de seu funcionamento nas aplicações ainda ser recente, já abocanhou pelo menos 10% dos procedimentos dessa natureza. “Cada vez mais pessoas físicas têm demonstrado interesse nesse mercado”, ressalta o professor.

Entre as vantagens em se utilizar o robô estão economia de tempo, simplicidade, facilidade, objetividade e a minimização riscos.  Mariano explica que, não é preciso acompanhar durante todo o dia, porque o robô opera tudo para o investidor. Além disso, a plataforma torna possível diminuir os riscos das operações, definindo a perda máxima em percentual sobre o capital investido. “O programa finaliza a ordem automaticamente ao atingir esse limite pré-definido”, completa.

Como funciona o Robô

Os robôs de investimento acompanham as oscilações dos ativos na Bolsa de Valores, em tempo real, a partir de computadores que possuem um sistema chamado MetaTrader 5 (MT5) instalado. Com base em estratégias de investimento conhecidas e testadas previamente, os robôs tomam decisões de compra ou venda de ativos e transmitem estas ordens, através da Internet, para as Corretoras de Valores, que são instituições financeiras responsáveis por intermediar as negociações do investidor com a Bolsa.  O professor de investimentos destaca que os robôs têm seus parâmetros de operação previamente escolhidos pelo investidor. “As operações são realizadas sempre dentro dos limites impostos, lembrando que com R$ 100,00 você já pode começar a investir com robôs”, comenta Mariano.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui