27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Entrega da Medalha Ouro Cidade de Manaus ao deputado estadual José Ricardo Wendling (PT)

Acontece amanhã (27), às 10h, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a solenidade de entrega da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao deputado estadual José Ricardo Wendling (PT). A comenda, que é concedida a todo cidadão que tenha prestado relevantes serviços à comunidade, foi proposta pelos vereadores petistas Waldemir José, Professor Bibiano e Rosi Matos. “É uma homenagem que me deixa muito feliz, porque se trata de um gesto de reconhecimento concedido pela Casa Legislativa que representa o povo, então recebo com gratidão por tudo que Manaus me proporcionou e me ensinou. Aceito humildemente, embora entenda que outras pessoas talvez tenham mais predicativos para receber semelhante honraria”, declarou José Ricardo.
José Ricardo Wendling mora em Manaus desde criança. Chegou ao Amazonas com a família aos 6 anos. Era o início da década de 70 e o governo militar estimulava famílias do sul do País a se mudarem para o norte, ao longo dos grandes projetos, como as novas estradas que estavam sendo construídas. Desde jovem, teve envolvimento com os movimentos sociais da Igreja Católica, com trabalhos em favor da democracia e dos mais necessitados. E foi com base nos princípios que norteiam a cidadania que ele conduziu sua carreira profissional e tem conduzido sua atuação como parlamentar (vereador de Manaus, 2005 a 2010; e desde 2011, deputado estadual).

Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sendo agraciado com o anel simbólico da turma de 1988 e em 1999. Concluiu o curso de Direito pela Faculdade Nilton Lins, tendo se pós-graduado, posteriormente, em Gerência Financeira Empresarial e Metodologia do Ensino Superior, ambas pela Ufam. Como economista, dirigiu o Conselho Regional de Economia (Corecon) por dois mandatos, onde também exerceu mandatos de conselheiro e os cargos de tesoureiro e vice-presidente.

Devido dificuldades econômicas da família, teve de trabalhar dos 10 aos 14 anos como vendedor ambulante, no bairro de São Francisco e no Centro de Manaus, vendendo picolé, pastel, meias, produtos de crochê, envelopes e sacolas. Com 15 anos, trabalhou por cinco anos na empresa Sharp do Brasil, em função administrativa; de 1985 a 1987, trabalhou como assistente administrativo na Sanyo da Amazônia; e de 1988 a 1989, como gerente administrativo da AVA Industrial. Foi professor titular do Centro de Ensino Integrado do Amazonas (Ciesa), nas disciplinas de Economia Monetária e Análise e Elaboração de Projetos, de 1992 a 1994, e professor titular de economia na Faculdade Dom Bosco, em 2005. Atuou ainda, como profissional liberal, como sócio e consultor da empresa Objetiva LTDA, que presta serviços em consultoria e assessoria econômica e elaboração de projetos de incentivos fiscais para empresas do Polo Industrial de Manaus. Saiu da direção da empresa em 2011, antes de assumir o mandato de deputado estadual.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui