26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

EUA voltam a permitir que doentes mentais comprem armas

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (15) a suspensão de uma regulação impulsionada pelo ex-presidente Barack Obama para impedir que pessoas com problemas mentais possam comprar armas de fogo.

A medida foi invalidada com 57 votos, contra 43, sendo a maioria republicanos. Após a aprovação, a resolução será enviada para o presidente, Donald Trump, que deve assiná-la.

A legislação havia sido impulsionada por Obama dentro de seu plano para aumentar os controles no acesso a armas de fogo após o massacre em um colégio em Newtown em 2012, onde morreram 20 crianças e seis professores.

A norma afetava cerca de 75 mil pessoas e exigia que a Direção de Seguridade Social informassem ao governo federal uma lista com os nomes de pessoas que tinham histórico de doenças mentais, o que a impedia de comprar uma arma.

Em comunicado, o principal grupo de pressão pró-armas, NRA, aprovou a decisão.

“A votação de hoje no Senado representa o passo seguinte na marcha à ré do ofensivo excesso do governo que caracterizou a era de Obama”, disse Chris W. Cox, diretor-executivo da NRA.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui