25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Exposição de poemas em garrafas recicladas acontece nesta sexta-feira

Literatura e reciclagem se misturam na exposição “Mulheres Vidradas: Formas em Poemas” na noite desta sexta-feira, 6, a partir das 18h. O evento acontece na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro da cidade, e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O projeto reúne um grupo de poetisas amazonenses que, a partir da reciclagem, transformam garrafas de vidro em um recipiente para conter poemas de sua autoria. A ideia surgiu a partir de uma das integrantes do grupo Formas em Poemas, Franciná Lira. “Eu já reaproveitava algumas garrafas para presentear amigos e decidi expandir essa ideia com as meninas”, conta a autora. “Colocamos os poemas nas garrafas para mostrar novos jeitos de aproveitar materiais reutilizáveis, ao mesmo tempo em que produzimos arte”, completa.

Para adornar as chamadas “garrafas poéticas” do projeto, o grupo utiliza materiais como recortes de revistas e jornais, massa corrida, tintas e até mesmo bijuterias usadas. Além disso, os poemas são todos de autoria das mulheres do grupo: Ana Peixoto, Adriana Marques, Carla Pereira, Franciná Lira, Fátima Lira, Isabelle França, Lídia Damasceno, Laís Borges, Mônica Cordeiro, Marisa Sá, Valéria Gomes e Joana Baraúna.

Segundo Franciná, a exposição das garrafas será no formato de um sarau, com atrações musicais e declamação de poesias. “Pela primeira vez, serão as próprias poetisas do nosso grupo que cantarão nos momentos musicais, com a presença de alguns convidados”, afirma ela. Duas das participações especiais são de talentos mirins: a flautista Camila Mancilha, de 9 anos, e a poeta Marina Baraúna, de 8 anos de idade. Já os vocais ficam por conta de Marisa Sá, Isabelle França e Joana Baraúna, além de Marcelo Otero no violão.

As garrafas com os poemas do projeto “Mulheres Vidradas” estarão à mostra durante o evento e também poderão ser adquiridas pelos interessados. A programação da noite também conta com o sorteio de algumas das garrafas e livros e um coquetel para o público.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui