24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fique ligado – Reforma da Previdência deve ser votada em junho na Câmara

A Previdência Social e as aposentadorias dos servidores públicos devem gerar prejuízos de mais de 270 bilhões de reais aos cofres públicos, em 2017, de acordo com dados do governo Federal. Além disso, o déficit da Previdência pode consumir mais da metade de todo o dinheiro que o governo tem para investir.

Em meio a essas preocupações por parte do governo, as discussões sobre a reforma da Previdência se acentuam ainda mais na Câmara dos Deputados. A expectativa é que a reforma seja votada no plenário da Casa já no mês de junho.

Para o vice-líder do governo na Câmara, deputado Benito Gama, do PTB baiano, a reforma é fundamental para garantir que todos os brasileiros possam se aposentar no futuro.

“A reforma da Previdência é uma reforma necessária não somente aqui no Brasil, mas em todo mundo. Isso não é uma questão de governo e nem de Estado. Isso é uma questão de geração. Essa é uma discussão que uma geração está preparando para pagar a aposentadoria da outra. E, nessa discussão de geração nós não podemos nos omitir”.

O deputado Benito Gama acredita que a votação no plenário da Casa vai atingir os 308 votos favoráveis que são necessários para a aprovação da proposta.
“É uma discussão difícil, uma votação difícil, mas eu estou muito esperançoso na vitória”.

Na avaliação do economista do Departamento de Assuntos Fiscais e sociais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima, as novas regras de aposentadoria vão garantir que os investimentos públicos sejam distribuídos de forma mais justa.
“O que a gente pensa é que, com a Reforma da Previdência, nós vamos ter uma eficiência locativa. Poderemos investir mais em saúde e educação, especialmente na primeira infância, para que no futuro ele tenha condições melhores de inclusão previdenciária.”

Por se tratar de uma proposta que altera a constituição, a reforma da previdência precisará passar por dois turnos de votação no plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

Reportagem, Cristiano Carlos

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui