24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Futebol – Flamengo entra com recurso no STF para tentar reverter decisão sobre título de 87

O campeonato mais polêmico do futebol brasileiro completa 30 anos em 2017, mas até hoje gera discussão de quem seria o legítimo campeão brasileiro daquele ano. Nesta semana, o Clube de Regatas Flamengo entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter uma decisão da própria Corte que declarou o Sport Club do Recife o único campeão brasileiro de 1987.

Geração de 87 do Flamengo tinha nomes como Zico e Bebeto Em abril, por 3 votos a 1, a maioria da Primeira Turma do STF entendeu que a decisão proferida pela Justiça de Pernambuco, que deu o título ao Sport, transitou em julgado e não poderia ser modificada. Na sentença, ficou estabelecido que o time pernambucano seria o único campeão daquele ano.

Contra essa decisão, os advogados do Flamengo entraram com os chamados embargos de declaração, tipo de recurso que, a princípio, não modificaria o resultado final do julgamento. O time carioca, no entanto, busca rever todo o desfecho da questão no STF, argumentando que houve um equívoco desde o início no julgamento, pois a decisão da Justiça pernambucana garantiria, de fato, o título ao Sport, mas não sua exclusividade. O recurso foi direcionado ao relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, também presidente da Primeira Turma.

Em 1987, o Clube dos 13 organizou um torneio privado depois que a CBF declarou publicamente que não teria recursos para organizar o Campeonato Brasileiro. Após o início da competição, a entidade determinou que o campeão brasileiro sairia de um quadrangular entre os campeões do módulo verde e do módulo amarelo. Vencedor do módulo verde, o Flamengo se recusou a jogar contra o Sport, primeiro colocado do módulo amarelo. Com isso, o time de Recife foi declarado campeão pela CBF e participou, inclusive, da Libertadores do ano seguinte.

Reportagem, Tácido Rodrigues

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui