24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

IFAM São Gabriel da Cachoeira começa campanha contra desperdício alimentar

Mais de um bilhão de toneladas de alimentos produzidos por ano no mundo vai para o lixo, segundo dados da FAO, agência especializada da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. No campus IFAM São Gabriel da Cachoeira a ordem é não desperdiçar. Após identificar que os alimentos são desperdiçados desde a sua colheita até a chegada ao comércio, surgiu o projeto de extensão “Aproveitamento integral dos alimentos: uma alternativa sustentável e nutritiva” em parceria com o Exército Brasileiro.

Segunda a coordenadora do projeto, a nutricionista Aline Sobreira Bezerra, o objetivo do projeto é buscar alternativas nutritivas para aquelas partes de alimentos que seriam jogadas fora. “Normalmente, as pessoas descartam cascas, talos e folhas que possuem grande valor nutritivo por desconhecimento. Por isso, queremos conscientizar a população de que é possível reduzir os resíduos alimentares na natureza e ainda gerar economia”, disse a nutricionista.

E com um pouco de criatividade é possível criar pratos saborosos e de alta qualidade nutricional. No campus São Gabriel da Cachoeira, a melancia já está sendo aproveitada integralmente por meio da produção de doces com a entrecasca do fruto.

“Já estamos incluindo este doce no cardápio dos nossos alunos e temos tido uma boa aceitação de todos. É um grande sucesso entre a garotada”, disse o diretor-geral do campus, Elias Brasilino.

E com apoio do exército brasileiro, o projeto prevê a realização de oficinas teórico-práticas sobre o tema, inserção das receitas no cardápio das instituições participantes, oficina de compostagem orgânica, degustação dos novos pratos pelo público, além de uma tenda itinerante pelo município com a oferta de oficinas práticas de aproveitamento integral dos alimentos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui