24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Inpa realiza simpósio para avaliar projetos sob o guarda-chuva do LBA e GOAmazon

A reunião científica reunirá cerca de 150 pessoas, entre cientistas, técnicos e especialistas envolvidos nos projetos.

 

Da Redação – Ascom Inpa
Foto: GOAmazon e LBA – Acervo

Compartilhar com os órgãos de fomento, a comunidade científica e a sociedade os resultados de projetos de pesquisa executados sob o guarda-chuva do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) do Instituto Nacional de Pesquisas (MCTIC). Este é o objetivo da reunião científica que iniciará, na próxima segunda-feira (28), às 14h, no Auditório da Ciência do Inpa. A reunião científica reunirá cerca de 150 pessoas, entre cientistas, técnicos e especialistas envolvidos nos projetos e segue até quarta-feira (30).

O LBA é um programa do governo brasileiro, gerenciado pelo Inpa, para o estudo sobre o funcionamento do ecossistema amazônico. Já o experimento Green Ocean Amazon (GOAmazon) foi projetado numa parceria entre o governo brasileiro e os Estados Unidos, em 2014, para avançar na compreensão dos processos que produzem chuva na região dos trópicos úmidos e medir níveis de poluição na área urbana de Manaus e sua influência no ciclo de vida das nuvens.

A estrutura física do GoAmazon é composta por 11 contêineres-laboratórios instalados em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), além de outros quatro sítios de pesquisas que se completam e que integrados fornecem informações necessárias para o desenvolvimento do GOAmazon: o Observatório com Torre Alta da Amazônia (Projeto ATTO), localizado a 150 km a nordeste de Manaus na RDS-Uatumã; o hotel Tiwa em Iranduba (município a 25 km de Manaus); e a Reserva do Cuieiras do Inpa, a 50 km ao norte de Manaus, na ZF2 (BR-174). Também são utilizadas duas aeronaves e dois balões cativos para a coleta de dados adicionais.

Durante o “Simpósio do Programa LBA/Inpa: Projetos do Edital CNPq e do GOAmazon” serão apresentados os resultados de 14 projetos do LBA, aprovados no âmbito dos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e seis do Projeto GOAmazon, aprovados no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Segundo o gerente científico do LBA, o pesquisador Niro Higuchi, os resultados apresentados na reunião servirão de subsídios para a organização da agenda científica do Programa para o quinquênio 2017-2021.

Lançamento livro

Três pesquisadores ligados ao LBA lançaram recentemente em São Paulo um e-book que reúne informações sobre vários programas de pesquisas da Amazônia com foco na interação biosfera-atmosfera. Interactions Between Biosphere, Atmosphere and Human Land Use in the Amazon Basin (Interações entre Biosfera, Atmosfera e Uso Humano da Terra na Bacia Amazônica, na tradução livre) tem como editores os pesquisadores Bruce Forsberg, do Inpa; Paulo Eduardo Artaxo Netto, do Instituto de Física da USP; e Laszlo Nagy, do Instituto de Biologia da Unicamp.

“A ideia também é destacar programas como o de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o da Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), e as Redes Clima e Genoma”, diz Nagy, um dos editores.

Publicado pela Editora Springer, o e-book foi lançado na última quinta-feira (17). A publicação faz parte da série Ecological Studies (vol. 227) – uma série destacada de livros da editora, tratando todos os aspectos da ecologia.

Os interessados em adquirir o e-book podem fazê-lo pelo site da editora. O livro foi escrito em inglês, mas já existe a intenção de produzir as versões português e espanhol.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui