25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Laboratório do Sidia recebe acreditação global em eficiência energética para televisores

Labenc é o primeiro da região Norte e Nordeste a receber acreditação da Cgcre para a realização de testes em Stand by

Manaus, 29 de fevereiro de 2016 – O laboratório de Medições Elétricas do SIDIA (Labenc) é o primeiro da região Norte e Nordeste a ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para a realização de testes de eficiência energética em televisores.

Localizado no Polo Industrial de Manaus desde 2013, o laboratório é responsável pela avaliação do consumo energético em modo de espera (Stand by) de televisores LCD/LED e Plasma. A partir de agora, o Labenc passa a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE).

De acordo com o gestor geral do Labenc, José Silveira, os testes de padrão global avaliam a eficiência energética, de modo que os consumidores, ao comprarem uma TV, saibam quanto de energia o produto consome em Stand by. Além disso, com esse tipo de avaliação, o fabricante é estimulado a lançar produtos mais eficientes energeticamente, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

José Silveira ressalta também que os testes avaliam se o tamanho visual das telas está dentro do padrão informado pelo fabricante.

“Com esse trabalho, garantimos ao consumidor que o produto que chega a suas mãos está dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro, que classifica os eletrodomésticos de acordo com uma escala de A (mais eficiente) a D (menos eficiente)”, afirmou.

Ele explica que as empresas, durante o processo de planejamento de um novo produto, precisam submeter o projeto para análise de eficiência energética em um laboratório acreditado pela Cgcre. Somente depois dos testes e com o aval do laboratório o fabricante pode colocar o produto para venda.

O laboratório funciona dentro das instalações do SIDIA, e está apto a atender fabricantes de todas as marcas e de qualquer parte do País.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui