24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de 1,5 mil alunos estarão na 5ª edição das Municipíadas do período Noturno

Aproximadamente 1,7 mil estudantes de 55 escolas participarão das atividades desportivas da 5ª edição das Municipíadas do Noturno, que serão realizadas entre os dias 25/9 e 4/10.

Com o tema “Cultura de Paz e Solidariedade: Construindo uma Sociedade onde Todos Têm Direito de Aprender” e “Aluno alfabetizado, Garantia de Sucesso: Compromisso de Todos”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na noite desta segunda-feira, 18/9, no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul, a cerimônia de abertura com alunos, professores, responsáveis pelos estudantes e convidados.

As modalidades disputadas na 5ª edição do evento são: futsal, voleibol, queimada, tênis de mesa, lance livre, dama e dominó.

As Municipíadas do Noturno têm o objetivo de promover a socialização e inclusão social, bem como auxiliar nas ações de combate ao abandono escolar dos alunos do turno da noite, além de aprimorar as habilidades motoras e cognitivas, por meio do desporto escolar.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, explicou que o evento conta com todos os segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que, este ano, contará com a participação de aproximadamente 200 idosos do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi).

Euzeni ressaltou, ainda, que a ação promove a formação integral de estudantes do noturno por meio do desporto. “Queremos enfatizar que os alunos desse turno não estão excluídos do processo do esporte e que a Educação Física é, de fato, inclusa no processo de ensino-aprendizagem deles”.

Em 2017, o evento pretende envolver mais de 1,5 mil alunos de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Semed, em jogos individuais e coletivos.

Segundo o coordenador da atividade desportiva, Ronnie Melo, as modalidade individuais acontecerão nos mesmos horários e locais, que ainda estão sendo definidos, mas os atletas terão a chance de competirem na Vila Olímpica e Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.

O Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Weyder Afonso, explicou que a ação é umas das estratégias pedagógicas para manter o aluno do noturno motivado. “Educação Física e Arte são duas ciências que contribuem efetivamente, para abrir a mente desses jovens e idosos para aprendizagem, colaboram para o bem-estar, saúde”.

A abertura contou com apresentações e uma cerimônia típica de um evento olímpico, iniciando com coreografia encenada por educadores da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, seguida da entrada de porta-bandeiras de representantes das DDZs da rede municipal.

O evento teve ainda a entrada do fogo olímpico e acendimento da Pira Olímpica, além do juramento do atleta, realizado por Luan de Oliveira, aluno da 4ª fase B, da Escola Municipal Elvira Borges. A cerimônia terminou com a saída das delegações.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui