27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a Tuberculose

O Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose foi lançado nesta quinta-feira (29), pelo Ministério da Saúde, durante a 15ª Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). O documento apresenta estratégias para acabar com a doença como problema de saúde pública no país até o ano de 2035, além de definir os indicadores prioritários que devem ser utilizados para monitorar as ações empregadas por estados e municípios. A coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki, explica que a grande mudança é não ter mais 180 municípios prioritários, mas dar a mesma importância para todos os municípios brasileiros observando as diferenças entre cada um.

“A gente fala de equidade em saúde, de dar coisas diferentes para quem tem necessidades diferentes. Então agora é a gente recomendar coisas diferentes para programas que são diferentes, porque nos municípios eles são diferentes. Por quê? Porque a gente sabe que os estados e municípios estão fazendo imensos esforços para controlar a tuberculose. A pergunta é: será que os esforços estão nas ações corretas? Então a nossa ideia com o Plano, é um pouco tentar ajudar a focalizar, a otimizar os poucos recursos que a gente hoje têm disponível na nossa rede”.

A proposta é diminuir o número de pessoas que são afetadas pela doença, chegando a menos de 10 casos por 100 mil habitantes até o ano de 2035, além de reduzir as mortes para menos de um óbito por 100 mil habitantes. Essas metas são um compromisso que o Brasil assumiu com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Janary Damacena

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui