24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Novos critérios estão estabelecidos para o atendimento da população indígena

O Ministério da Saúde estabeleceu novos critérios para o atendimento da população indígena em hospitais. De acordo com portaria publicada na última segunda-feira (16), 13 medidas foram destacadas como fundamentais para que a assistência respeite as tradições e cultura desses pacientes. Entre elas, a presença de intérpretes, dieta adaptada às restrições, prescrições e hábitos da etnia, presença de cuidadores tradicionais e enfermarias exclusivas.

Os estabelecimentos de saúde que adaptarem seus serviços poderão receber adicional de até R$ 2,4 milhões por ano. Essa maior qualificação na assistência é resultado de propostas de profissionais e técnicos em saúde indígena, como explica o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marco Toccolini.

“Foi feito um trabalho técnico no nosso Departamento de Atenção à Saúde Indígena e na experiência de antropólogos, enfermeiros, médicos, odontólogos que já trabalham há muitos anos com a comunidade indígena, inclusive, experiência diária, e de hospitais, clínicas a que esse público é referenciado. E aí nós criamos esses critérios de acordo com a experiência desses grupos. Outra informação que é importante é de que nós estamos ampliando também o escopo de atendimento, ou seja, não serão só os hospitais e clínicas, nós vamos também, receber propostas dos CEOS, que são os Centros de Especialidades Odontológicas, e os CAPS, que são os Centros de Apoio Psicossocial”.

tLevantamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena revela que atualmente 503 estabelecimentos realizam atendimento hospitalar de média e alta complexidade aos indígenas. Agora, para receber os recursos de incentivo, esses estabelecimentos devem preparar a proposta e adaptar sua estrutura. Para receber o incremento de recursos, as unidades devem comprovar uma quantidade mínima de atendimentos por mês. Além disso, quanto mais qualificado for o serviço oferecido, maior será o recurso adicional.

Reportagem, Janary Damacena

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui