25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Novos municípios do Amazonas estão em Situação de Alerta 

 A Defesa Civil do Amazonas incluiu hoje, 28, na lista de “Situação de Alerta” 20 novos municípios das calhas do Médio Solimões e Médio Amazonas, e coloca em “Atenção”,  mais quatro cidades das calhas do Madeira e Negro incluindo Manaus. Além disso, o órgão analisa decretos de Emergência de pelo menos quatro municípios afetados pela enchente.

“O desastre está evoluindo gradualmente e a Defesa Civil do Estado, que está trabalhando na minimização dos impactos, enviará técnicos para as calhas mais prejudicadas no intuito de avaliar os possíveis danos e agilizar o processo de decretação de Emergência caso seja necessário”, disse o Secretário Executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Júnior.

Situação de Alerta- Em Alerta entraram Jutaí, Coari, Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Tefé, Codajás, Manacapuru, Iranduba, Anori, Maraã, Careiro Castanho,  Anamã e Manaquiri todos na calha do Médio Solimões. Da calha do Médio Amazonas foram incluídos Itacoatiara, Autazes, Silves, Itapiranga, Urucurituba, e ainda, Careiro da Várzea localizado na calha do Amazonas.

No caso de Envira, na calha do Juruá, que estava em Situação de Alerta, o nível do rio voltou ao normal e o município saiu da lista de enchente do órgão.

Situação de Atenção- Passaram a integrar a lista de Atenção Borba e Nova Olinda do Norte localizados no Baixo Madeira e na calha do Negro, Novo Airão e Manaus.

Análise de decretos- Benjamin Constant e Atalaia do Norte no Alto Solimões, Caapiranga, localizado no Baixo Solimões e Juruá, na calha do Juruá, decretaram Situação de Emergência por conta da enchente, mas os processos estão em análise na Defesa Civil AM.

 Visita Anamã- Técnicos da Defesa Civil AM serão deslocados nos próximos dias para a cidade de Anamã, na calha do Médio Amazonas, para analisar os impactos da enchente, as ações de resposta à população e ainda a documentação para processo do decreto de Emergência, se for o caso.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui