27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Número de suicídios preocupam Ministério da Saúde

Nos últimos seis anos, a média tem sido a de oito mortes para cada 100 mil pessoas

Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde divulgou dados inéditos sobre tentativas e mortes por suicídio no Brasil. Um dado preocupante é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nos últimos seis anos, a média tem sido a de oito mortes para cada 100 mil pessoas. Além disso, chama a atenção o elevado índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas. O diagnóstico inédito vai orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no país, conforme explica o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro.

 

“Uma parte considerável das mortes por suicídio são relacionadas com a presença de transtornos mentais. Por conta disso, o Ministério da Saúde tem efetivado ações nos últimos anos e tem intensificado agora no sentido de levar assistência da área de saúde mental e assistência qualificada para essas pessoas. Com isso nós acreditamos que vamos conseguir diminuir cada vez mais as taxas de suicídio no país”. 

 

A divulgação desses dados faz parte do setembro amarelo, que é mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é reduzir em 10% as mortes por suicídio até 2020. Para isso, o Ministério da Saúde vai lançar uma agenda estratégica, como afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante.

 

“Toda vez que você tem um problema de saúde púbica o ministério tem que se posicionar junto de estados e municípios. Quando nós coletamos os dados, dentro do nosso sistema de informação, e assistência identifica esses casos, nós temos que estar próximos da população. E esse é o sentimento do ministério da saúde nesse momento: estar próximo, junto a estados e municípios e dando direcionamento do ponto de vista da ação com os programas de governo que ele tem”.

 

Entre essas ações, será realizada capacitação de profissionais, orientação para a população e jornalistas, o aumento da rede de assistência em saúde mental nas áreas de maior risco e o monitoramento anual de casos no país. Além disso, será criado o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Janary Damacena.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui