32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Operação Integrada de Parintins 2015 reduz 26% das ocorrências criminais em Parintins

Balanço da Operação Integrada de Parintins 2015 divulgado nesta segunda-feira, 29 de junho, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) aponta redução de 26% nas ocorrências criminais no município, no período da Festa dos Visitantes, dia 25, até o último dia de apresentação dos bois, no domingo, dia 28. A pesquisa de satisfação feita pela Ouvidora-Geral do Sistema, realizada com cerca de 3 mil pessoas, mostra que 82% dos entrevistados consideraram a atuação da Segurança como conceito Ótimo, durante o 50º Festival Folclórico de Parintins. Todos os dados serão consolidados em um relatório oficial da operação.

Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, as forças de Segurança do Estado (Polícia Civil, Polícia Militar, Detran-AM, Corpo de Bombeiros), integradas aos demais órgãos, cumpriram a missão de garantir uma festa segura para os moradores e visitantes. “O Festival de Parintins é o evento que movimenta financeiramente toda a cidade, e dar essa tranquilidade para todos os moradores que trabalham e também para os turistas, é a grande responsabilidade para o Sistema de Segurança, que deixa como legado para a cidade, um local mais tranquilo e seguro”, destacou.

Com cerca de 1,3 mil servidores , entre policiais militares e civis, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), a operação deste ano contou com diversas inovações na área de segurança, como sistema de monitoramento de câmeras, que permitiu a atuação imediata dos órgãos em ocorrências nos 22 pontos que estão sendo acompanhados 24 horas no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), instalado dentro do Bumbódromo. O sistema de monitoramento contou com a parceria do Batalhão de Comunicações do Exército e do Sipam, que forneceu o link de internet, via satélite, para o uso das câmeras.

O secretário Sérgio Fontes destacou ainda que antes e durante o festival, a Polícia Civil intensificou as investigações e o combate ao tráfico de drogas, realizando duas operações, que retirou de atuação pessoas envolvidas com o tráfico no município. Já a Polícia Militar, que atuou com cerca de 800 policiais, reforçou o policiamento ostensivo em toda a cidade, o que inibiu a prática de crimes. “Para o próximo ano, devemos ter mais inovações e melhorias, como a instalação de uma Delegacia Móvel na área externa do Bumbódromo, por conta da grande concentração de pessoas”, destacou.

Integração e Eficiência – Segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara, outro grande diferencial da operação foi a integração de órgãos, cerca de 30 ao todo das esferas Federal, Municipal e Estadual. Ele destacou, principalmente, a participação das secretarias municipais da Prefeitura de Parintins. “O conceito de integração foi mantido desde o início do planejamento das ações e mostrou ser eficiente em todos os dias de eventos, porque todos os órgãos que tinham atuação direta e indireta estavam no local. Ou seja, todos os problemas identificados tinham solução imediata”, disse.

Dan Câmara ressaltou que a atuação das Centrais Integradas de Fiscalização, coordenadas pelo CICC, agilizou a identificação de problemas que poderiam causar prejuízos à segurança dos moradores e turistas. “As equipes, formadas por representantes de todos os órgãos, estavam fiscalizando in loco todos os locais de grande concentração de pessoas”, destacou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui