27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Operação ‘Presença 25’ da Polícia Militar atuará na capital e Região Metropolitana

Com o objetivo de reduzir os atuais índices de criminalidade e ampliar as ações policiais visando preservar a ordem pública e o meio ambiente, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deflagra nesta sexta-feira (28 de agosto) a operação “Presença 25”. As ações serão coordenadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), com apoio dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE) e Policiamento Ambiental (CPAmb). As ações de segurança prosseguem até a próxima sexta-feira (4 de setembro).

De acordo com o comandante geral, coronel PM Gilberto de Andrade Gouvêa, a cada edição da operação “Presença”, a Polícia Militar vem aumentando consideravelmente as ações de policiamento ostensivo no Estado, proporcionando sensação e segurança efetiva aos cidadãos amazonenses.

“Os resultados da operação ‘Presença’ só nos motivam a melhorá-la cada vez mais, com ações diversificadas de segurança, expansivas aos municípios do interior e àqueles localizados na Região Metropolitana, considerando-se também levantamento de dados pelo nosso setor de inteligência, das regiões com maior incidência criminal”, destacou Gouvêa.

Conforme o comandante do CPM, coronel PM Franclides, as ações visam prevenir, combater e reduzir a criminalidade. “Nossa preocupação é zelar pela vida dos cidadãos e deter infratores praticando crimes contra a vida, patrimônio público ou privado, bem como aqueles que provocarem desordem ou praticarem roubos, furtos e tráfico de entorpecentes, portarem ilegalmente armas de fogo, entre outros crimes, e também os que descumprirem a legislação de trânsito, ambiental e penal, ou ainda, os que praticarem crimes ou contravenções previstos na lei”, alertou o comandante.

Atividades – Será empregado nessa fase da operação cerca de 700 policiais militares em todos os turnos de serviço, e 200 viaturas utilizadas em média, além do efetivo administrativo, atuando com patrulhamento a pé e motorizado.

“Todas as modalidades e dinâmicas de policiamento serão desenvolvidas, como barreiras policiais, blitze e redutores de velocidade nas entradas e saídas da cidade e acessos fluviais, visando apreender infratores, armas, drogas, veículos roubados ou embarcações irregulares. Essas ações serão feitas por meio da operação ‘Catraca’, intensificando o policiamento motorizado nos corredores viários da capital”, informou Franclides.

As áreas comerciais e de grande concentração de pessoas contarão com patrulhamento a pé, como terminais e pontos de ônibus, e nas proximidades de hospitais e pontos turísticos. Nas vias de grande fluxo serão feitos Pontos de Relacionamento Comunitário e Visibilidade, onde viaturas permanecem em locais estratégicos visando o acionamento pela população em emergências.

Também será desenvolvida a operação “Cadeado”, no km 8, da Rodovia BR-174, desencadeada pelo Batalhão de Guardas. A operação “Cadeado” tem como prioridade reforçar a segurança e controlar a entrada e saída de pessoas e veículos no ramal situado naquela área, onde estão situadas unidades prisionais de Manaus, por meio de redutor de velocidade ou bloqueios viários e barreiras itinerantes.

A operação contará ainda com a parceria dos órgãos vinculados ao Sistema da Segurança Pública, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas, Detran/AM, e Prefeitura de Manaus, por meio da Vigilância Sanitária (VISA/Manaus), Institutos Municipais de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Planejamento Urbano (Implurb), Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Finanças (Semef).

Segundo dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), desde que a operação foi desencadeada, o número de delitos graves caiu consideravelmente, bem como o número de mortes violentas e por envolvimento com o tráfico de drogas. A ação visa realizar buscas em pessoas e veículos com o objetivo de coibir porte ilegal de arma, furto e roubo de veículos, tráfico de drogas e outros crimes de menor potencial ofensivo.

Reforço policial em Manacapuru – A cidade de Manacapuru, situada na Região Metropolitana, ganha, neste final de semana, reforço no policiamento ostensivo por meio do CPM, por ocasião da realização do 18º Festival de Cirandas, com início nesta sexta-feira, dia 28, até domingo, 30 de agosto, e também na segunda-feira, dia 31, por causa da apuração de resultados do festival. A cidade contará com viaturas motorizadas de duas e quatro rodas, que realizarão patrulhamento ostensivo e desencadeando ações policiais ao longo da Rodovia AM-070 (Estrada Manoel Urbano), que dá acesso ao município.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui