27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Poupança tem maior ganho real em 11 anos

Com a queda da inflação e a redução da taxa básica de juros, a poupança voltou a ser um investimento interessante. No acumulado de 12 meses até maio, a tradicional caderneta registrou ganho real de 4,3%. Esse é o melhor resultado para o período desde 2006. De acordo com o professor de economia da Escola Nacional de Administração Pública, José Luiz Pagnussat, a população brasileira tem se preocupado mais em guardar dinheiro por conta das incertezas da crise econômica.

“As famílias tem se preocupado, nos últimos tempos, toda a vez que tem uma entrada de recurso, em guardar parte deste recurso para fazer frente as incertezas que um período de crise econômica acaba tendo. Então há sim um movimento inicial de crescimento das aplicações na poupança, que deve crescer com a continuidade da redução da taxa de juros, quem remunera o título público é a taxa Selic, que é revista pelo Banco Central a cada reunião do Copom, do Comitê de Política Monetária.”

A poupança é a forma mais comum de investimento, afinal, é possível depositar pequenas quantias, os ganhos são isentos de imposto de renda e além de tudo é de baixo risco, o que dá mais segurança para o investidor.

“A poupança é um alternativa segura, fácil de gerir o recurso, de fazer a gestão do recurso, qualquer hora você pode sacar.”

Esse melhor desempenho da caderneta atraiu mais poupadores em maio. No mês, a diferença entre saques e depósitos deixou um saldo positivo de R$ 292,6 milhões. Esse foi o primeiro número no azul desde dezembro do ano passado, quando houve saldo positivo de R$ 10,6 bilhões.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui