27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Rosi Matos solicitará organização no trânsito para brincadeira de pipa na zona norte de Manaus

Produtores de pipas pediram apoio da vereadora Rosi Matos (PT) para a construção de um “pipódromo”, no Conjunto Nova Cidade, bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. Os moradores reclamam da falta de estrutura para a brincadeira, além de outras demandas relativas à segurança e transporte público.

Em atenção à solicitação, a vereadora esteve na comunidade na manhã de sábado (27), onde conheceu o trabalho (manual) desenvolvido pela microempresa JL Pipas. Segundo o coordenador do empreendimento, Leo Dantas, doze jovens estão empenhados na confecção dos brinquedos de papel.

Dantas informou ainda que, a produção varia entre 5 a 7 mil pipas por semana, sem contar com os fornecimentos para festivais e outros estados, como Roraima (Boa Vista) e Pará; e interiores do Amazonas, como Manacapuru, Iranduba, Eirunepé e Parintins. Segundo o mesmo, a JL Pipas chegou a fornecer 10 mil brinquedos para o festival de pipas de Boa Vista. Cada uma, custa em média R$1,20 com “rabiola”.

Conforme Dantas, a produção está sendo um sucesso, além de contribuir para a geração de emprego e renda, no entanto, seu maior receio é que as vendas comecem a cair futuramente devido às proibições da brincadeira em locais públicos e demais restrições, como a suspensão do uso de cerol. Para ele, a diversão não faz sentido sem a utilização do cerol porque é com a linha – coberta por cola e vidro quebrado – que fazem os malabarismos no céu cortando a linha alheia. É um jogo.

“Parabenizo a iniciativa da empresa que está oportunizando emprego aos jovens inseridos na preparação das pipas. Entendo perfeitamente a preocupação de vocês, pipeiros, na probabilidade das vendas caírem tendo em vista as restrições e à falta de um local apropriado para soltar pipa. Nesse sentido, observo também que é importante alertar os brincantes quanto aos cuidados em razão dos possíveis perigos”, disse Rosi Matos após informar a existência do Projeto de Lei (PL) nº318/2013, de autoria do vereador Francisco da Jornada (PDT) que proíbe a venda do uso de cerol em áreas públicas.

“Estou disposta a ajudá-los a fim de amenizar os obstáculos e poder proporcionar às pessoas de diferentes idades a continuação dessa atividade tradicional. Afinal, quem nunca brincou de pipa. Vou solicitar ao Poder Público, a regularização ou ordenamento do trânsito aqui dessa área da zona norte viabilizando a segurança do local onde concentrará a brincadeira. Dessa forma, iremos garantir a segurança de todos”, disse a vereadora ao enfatizar que ainda esta semana encaminhará as solicitações aos órgãos competentes para que tomem as devidas providências.

Segurança e transporte público
Na oportunidade, os moradores reivindicaram reforço na segurança pública por conta dos constantes assaltos que ocorrem geralmente no horário de 6h, 12h e das 17h às 19h. Referente ao transporte público, a comunidade mostrou-se insatisfeita com a alteração na rota da linha de ônibus 319 em decorrência das ruas esburacadas na Av. Igarapé do Passarinho. As demandas serão solicitadas pela vereadora aos órgãos competentes.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui