28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença crônica no cérebro e na medula espinhal, ainda sem cura, que afeta cerca de 3 milhões de pessoas no mundo. Esta é uma doença autoimune e inflamatória do sistema nervoso central. Entre os sintomas mais comuns, estão fadiga, problemas de visão, problemas motores, formigamentos e sensação de queimação. Ela ocorre mais frequentemente em jovens entre 20 e 40 anos e é duas vezes mais comum em mulheres. Maitê Elexpe não sabia nada sobre a doença quando descobriu que o filho dela tinha Esclerose Múltipla.

 

“Quando ele disse: mãe, o seu filho tem Esclerose Múltipla, eu fui ao chão. Eu vim para casa, junto com ele, arrasada, chorando e, para variar, eu fui direto no computador, no Google e aí eu comecei a ler um monte de coisas. Só que, numa dessas coisas que eu li estava dizendo que poderia ir a morte, perder todos os movimentos. Eu fiquei em desespero. Como mãe, eu não qual o maior desespero que eu tinha: ou perder meu filho ou ver ele perder a juventude.”

 

Foi então que o filho dela, Gustavo San Martin, de 30 anos, decidiu fundar a Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose, a AME. O intuito dele era ajudar a levar informação à todas as pessoas que também tem a doença, para que elas não sentissem o desespero que a mãe dele sentiu.

 

“A partir daquele momento eu resolvi começar ações de conscientização para pessoas, que como eu, não conheciam a doença. Então a gente, desde o ano passado, iniciou uma campanha chamada agosto laranja, para conscientizar mais sobre Esclerose Múltipla. Dentro disso, a gente faz no dia 27, que é um projeto super legal, que a gente chama de Pedale por uma causa, justamente para trazer à população que se interessa por pedal, mas que não necessariamente conhece Esclerose Múltipla mais próximo do nosso tema.”

 

Neste ano, o passeio ciclístico será realizado em oito cidades brasileiras. O percurso varia de acordo com cada cidade. Para mais informações, acesse www.agostolaranja.org.br.

 

Reportagem, Cintia Moreira.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui