24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Sexta encerra prazo para inscrever atividades da Virada Sustentável no Bosque da Ciência

No Bosque já estão programadas algumas atividades, como Mural de Grafite Colaborativo, Workshop sobre grafite, demonstrações do método de pesquisa utilizando armadilhas fotográficas e pegadas das espécies
Encerra nesta sexta-feira (23) o prazo para as pessoas interessadas em oferecer atividades na 3ª edição da Virada Sustentável, evento que acontecerá nos dias 29 e 30 de julho em vários pontos de Manaus. O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC), um fragmento florestal em plena área urbana da cidade, é um desses pontos. Toda a programação da Virada Sustentável é gratuita.

Em 2016, a produção da Virada Sustentável avaliou o Bosque como o melhor local da Virada naquele ano, do ponto de vista de estrutura física e visitação, com a participação de mais de 2 mil pessoas. Por ano, o espaço de visitação pública do Inpa, instituto considerado um dos maiores centros de referência em biologia tropical do mundo, recebe cerca de 140 mil visitas.

De acordo com a organização da Virada Sustentável Manaus 2017, o edital é direcionado a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do evento.

Os interessados (pessoas físicas ou jurídicas) devem se inscrever acessando o site https://www.viradasustentavel.org.br/manaus/virada-sustentavel-manaus-2017/edital.html. A confirmação do local será feita via e-mail pela Comissão julgadora e conselho curador.

Conforme a técnica em educação ambiental e representante do Inpa no Conselho criativo da Virada Sustentável, Fernanda Reis, o Bosque da Ciência é um local múltiplo, com espaço para comportar uma diversidade de atividades, como educação ambiental, sensibilização, debates, cine, arte e cultura. “Então, se você se interessa em oferecer atividades na Virada, pode escolher o Bosque como local pretendido na sua ficha de inscrição”, convida Reis.

Além das atividades que ainda serão selecionadas para serem realizadas no Bosque da Ciência, a Coordenação de Extensão do Inpa, em parceria com o projeto Museu na Floresta, está preparando uma série de atividades educativas e culturais. Entre elas estão demonstrações de alguns métodos de pesquisa como armadilhas fotográficas e pegadas das espécies.

“As pessoas poderão ser filmadas e fotografadas por câmeras instaladas na floresta, e ter suas imagens disponibilizadas na internet com acesso privado (link). Além disso, serão realizadas três gincanas, onde as pessoas serão estimuladas a observar a natureza mais de perto e interagir de forma artística”, conta Fernanda Reis.

Outras instituições integrantes do Conselho Criativo da Virada já elegeram o Bosque como local ideal para as suas atividades e também oferecerão atividades no espaço do Inpa. Entre elas estão um Mural de Grafite Colaborativo que será realizado no muro do lado da entrada do Bosque da Ciência e um Workshop sobre grafite para quem se interessa em aprender a técnica e assim participar da pintura com os artistas responsáveis pela arte.

Segundo Reis, a Virada Sustentável oferece ao Instituto uma ótima oportunidade de alcançar diferentes públicos e com eles compartilhar o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de sustentabilidade.

Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Luciete Pedrosa- Inpa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui