24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sudam convoca Parlamento Amazônico para desenvolver economia da região

Intensificar trocas comerciais, divulgar produtos e serviços de cada Estado e melhorar a logística interna. Estes são alguns dos desafios que a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) quer enfrentar e resolver atualmente. Para isto o superintendente da Sudam, Djalma Bezerra Mello, pediu oficialmente apoio do Parlamento Amazônico, nesta sexta-feira (24), durante visita à sede do Parlamento, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em Manaus.

Mello foi recebido pelo presidente do Parlamento Amazônico, o deputado estadual Sinésio Campos (PT/AM), que vê com alegria e entusiasmo o interesse da Sudam em “aumentar as relações comerciais da região para ajudar a desenvolver a Amazônia para os próprios amazônidas, melhorando a vida de quem mora aqui”.

O gestor da Sudam confirmou presença na primeira assembleia-geral do Parlamento Amazônico, agendada para 20 de agosto, em Boa Vista (RR). Mello vai apresentar “o que a Sudam pode fazer para aumentar o nível de engajamento econômico entre os estados” e adiantou que também deve participar das demais assembleias-gerais, até 2016.

Segundo Mello, se a Amazônia resolvesse alguns problemas pontuais a economia “decolaria”. A questão básica e principal é a logística. “Todos pensam em melhorar a logística da Amazônia em relação ao restante do país, mas e dentro da região, entre os estados? Deveríamos começar daqui de dentro”, questionou o superintendente da Sudam.

O segundo ponto a melhorar é o conhecimento da própria economia. Uma pesquisa feita pela Sudam mostra que as trocas comerciais entre os comerciantes da região “alcançam 15% do volume total de dinheiro que circula na Amazônia a partir do comércio interestadual. Os outros 85% são comercializados com estados de fora da região. Esse índice precisa se inverter urgentemente para incrementar o nosso PIB [Produto Interno Bruto] regional”, disse Mello.

A opinião do superintendente da Sudam é compartilhada pelo presidente do Parlamento Amazônico, que informou esta ser uma das pautas na lista de discussões das assembleias-gerais do grupo. “Produzimos mercadorias com excelente qualidade, mas que nem sempre são do conhecimento dos estados vizinhos. Isso tem que mudar, precisamos fazer a informação circular, para depois o comércio circular”, constatou Sinésio.

Se depender da Sudam essa informação vai circular, e muito. O órgão criou um site na internet que vai agregar tudo o que é produzido em todos os estados da região. O conteúdo estará aberto a qualquer um com interesse em comprar ou vender produtos entre os nove estados amazônicos. O site será lançado em data a ser divulgada pela Sudam.

“O Parlamento Amazônico pode ser o apoio legislativo que toda agência de desenvolvimento regional quer e precisa. Temos muito a contribuir um com o outro para ajudar a melhorar a vida dos amazônidas”, definiu o gestor da Sudam.

O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O grupo busca soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui