27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SUFRAMA irá receber comitiva empresarial paraguaia

Texto: Enock Nascimento

Nos dias 18 e 19 de abril, uma comitiva de empresários do Paraguai se reunirá na sede da SUFRAMA com representantes de indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) com o objetivo de discutir parcerias e potenciais oportunidades de negócios. A missão empresarial é liderada pela Zona Franca Global (ZFG), que tem um memorando de entendimento assinado com a Zona Franca de Manaus (ZFM). Um dos possíveis desdobramentos é a instalação de um centro de distribuição de produtos do PIM no Paraguai.

Esta será a segunda missão técnica entre ZFM e ZFG. A primeira ocorreu em outubro do ano passado, em Ciudad del Este. Entre as metas das missões técnicas está a identificação de oportunidades de negócios e de investimentos bilaterais. Para facilitar o processo, foi elaborada uma ficha de interesse comercial destinada às empresas convidadas para o evento em Manaus. Nela, os investidores poderão assinalar e detalhar segmentos prioritários de negócios que poderão ser concretizados com os paraguaios.

Além do aprofundamento do estudo sobre a criação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da ZFM dentro da ZFG, o que permitiria aos importadores paraguaios acesso mais fácil a produtos fabricados em Manaus, também serão debatidas no encontro alternativas logísticas de integração, incluindo a viabilização de voos cargueiros entre as cidades de Manaus e Minga Guazú (localizada a 311 quilômetros da capital Assunção e a 20 quilômetros de Ciudad del Este).

Na programação também estão previstas rodadas de negócios, visitas à fábricas do PIM e a exposição de um estudo tributário – por parte de representantes do escritório jurídico Andrade G.C. Advogados – sobre questões fiscais envolvendo possíveis acordos comerciais entre ZFM e Paraguai.

ZFG
A ZFG é uma empresa privada, concessionária de uma zona franca, adjudicada por licitação pública e com contrato firmado com o governo do Paraguai. No local (cuja área total é de 400 mil metros quadrados) funcionam 50 empresas, sendo 11 delas indústrias. Em destaque, a japonesa Fujikura, que produz peças automotivas (chicote elétrico) para a Volkswagen e Renault, e a Emdep, de origem espanhola, fabricante de painéis de teste.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui