24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Wrestling – Amazonas conhece os campeões da categoria Sênior em 2017

Wrestling/Amazonas/campeões/categoria Sênior em 2017

Grandes combates marcaram a edição 2017 do Campeonato Amazonense de Wrestling da categoria Sênior (estilo livre masculino e luta feminina). O evento organizado pela Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (FALLE) aconteceu neste sábado, 18 de fevereiro, na Vila Olímpica de Manaus.
A competição teve alto índice técnico e participação nacional e internacional. De acordo com a federação, o torneio reuniu, além dos amazonenses, atletas do Maranhão, Ceará e uma delegação do superpoderoso clube Boca Juniors (Argentina). O campeonato serviu de seletiva para formação da equipe que representará o Amazonas no Campeonato Brasileiro Sênior 2017, previsto para os dias 10 e 11 de março, no Rio de Janeiro.

O Amazonense de Wrestling fica registrado na história pela consagração de atletas como o amazonense Lucas Machado, campeão do estilo livre até 70 kg ao superar dois “hermanos” da “lucha olímpica” da Argentina: Tomás Ledesma (prata) e Mauro González (bronze).

Na categoria até 74 kg, dois gigantes do estilo livre travaram uma grande batalha para garantir a vaga no Brasileiro. No final, Matheus Frota (WS) levou a melhor sobre Felipe Santana (WS). Correndo pro fora, o novato Ângelo Oliveira (Emerson Henrique) ficou com a medalha de bronze.

O estilo livre masculino teve mais seis campeões na seletiva: Daniel Alves (57 kg, WS), David Washington (61 kg, Nova União), Cristian Lima Leite (65 kg, WS), Walter “Steel” Júnior (86 kg, ACL), Fábio Motta Júnior (97 kg, Nova União) e Paulo Victor (125 kg, ACL).

Judoca consagrada no tapete

Rita de Cássia Reis, de 21 anos, foi o grande nome da luta feminina. Pela primeira vez disputando o Amazonense de Wrestling, a medalhista de bronze na categoria superligeiro do Mundial de Judô de 2016 (Abu Dhabi) se sagrou campeã na disputa até 48 kg. Ritinha, como é conhecida no mundo das lutas, levou a medalha de ouro ao vencer as duríssimas atletas Diane Martins (ACL, prata) e Sabrina Gama (ACL, bronze).

“Estou muito feliz por essa medalha inédita na luta olímpica. Fiz três meses de treinos focando essa seletiva e cumpri minha meta que era garantir essa vaga no Brasileiro. Foi muito difícil fazer uma transição do judô para a luta olímpica por causa do ataque de perna – é muito difícil tanto bloquear quanto atacar a perna. Agora é continuar os treinos, corrigir os erros e trabalhar para fazer uma grande campanha no Brasileiro”, disse Ritinha.

A judoca do La Salle já tinha garantido na semana passada, em Manaus, o “free pass” para o Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jítsu de Abu Dhabi, no mês de abril. Os desafios para 2017 incluem competições de judô, jiu-jítsu e wrestling.

“Tenho um calendário cheio este ano no judô, no jiu-jítsu e na luta olímpica. Sou muito competitiva e vou dar o melhor em todos os campeonatos. Quanto ao futuro, não descarto migrar de vez para o wrestling, afinal meu sonho é chegar a Olimpíada de Tóquio 2020 e não importa por qual modalidade”, concluiu a polivalente.

A luta feminina também consagrou mais cinco atletas no Amazonense: Thalia Lopes (51 kg, WS), Ádria Ferreira (53 kg, WS/CMPM4), Brenda Ariane Palheta (58 kg, Clube Pina) e Andria Pimentel (63 kg, WS).

Patrocinadores e apoiadores
O evento tem patrocínio e apoio das seguintes instituições públicas e privadas: Governo do Amazonas (Sejel), Prefeitura de Manaus (Semjel), Gaia Projetos e Consultoria Técnica, Deo Academy, Forró de Nós, Press Comunicação Estratégica, Ecavi Design e Gráfica Rápida, Sabiá Construtora, Truda Kimonos e Emanuel Sports & Marketing. A hidratação dos atletas e staff foi patrocinada pela Santa Cláudia (água mineral) e Energil (isotônico).

Galeria dos campeões:

Estilo livre masculino:
57 kg
1 – Daniel Alves (WS)
2 – Juninho Rodrigues (Império CT)
3 – Guilhermo Rodriguez (Boca Juniors/Argentina)

61 kg
1 – David Washington (Nova União)
2 – Davi Oliveira (Nova União)
3 – Eliab Farias (Ceará)

65 kg
1 – Cristian Lima Leite (WS)
2 – Benjamin Lipszyc (Boca Juniors/Argentina)
3 – Alexandre “Pitbull” (Astra Fight Team)

70 kg
1 – Lucas Machado (WS)
2 – Tomás Ledesma (Boca Juniors/Argentina)
3 – Mauro González (Boca Juniors/Argentina)
3 – Jeremias Gallardo (Boca Juniors/Argentina)

74 kg
1 – Matheus Frota (WS)
2 – Felipe Santana (WS)
3 – Ângelo Oliveira (Emerson Henrique)

86 kg
1 – Walter “Steel” Júnior (ACL)
2 – Paulo Castro “Pirulito” (Nova União)
3 – Marlon Júnior (ACL)

97 kg
1 – Fábio Motta Júnior (Nova União)
2 – Caio César “Parangolé” (Império CT)

125 kg
1 – Paulo Victor (ACL)

Luta feminina

48 kg
1 – Rita de Cássia Reis “Ritinha” (La Salle)
2 – Diane Martins (ACL)
3 – Sabrina Gama (ACL)

51 kg
1 – Thalia Lopes (WS)
2 – Davina Maciel (DMBJJ/Checkmat)

53 kg
1 – Adria Ferreira (WS/CMPM4)
2 – Val Guimarães (ACL)

58 kg
1 – Brenda Ariane Palheta (Clube Pina)

63 kg
1 – Andria Pimentel (WS)
2 – Jenny Chaves (Heleno Maia/Sandro Soares/Maranhão)
3 – Jéssica Silva (WS/CMPM4)

Resultado por equipes:
1º lugar: WS (26 pontos)
2º lugar: Nova União (18 pontos)
3º lugar: Amazonas Club da Luta (7 pontos)
4º lugar: Império CT (4 pontos)
5º lugar: Astra Fight Team (4 pontos)
6º lugar: Emerson Henrique (1 ponto)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui