2.446 concursados para o interior já foram chamados pela Susam

Com as nove chamadas realizadas do concurso de 2014, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já convocou 304 pessoas a mais que o número de candidatos classificados no certame, para as vagas no interior. Foram 2.142 classificados (aprovados dentro do número de vagas), mas diante da necessidade de reforçar os serviços nos municípios, a Secretaria acabou chamando 2.446 pessoas.

Os candidatos a mais chamados para o interior foram os considerados “aprovados”, que são as pessoas que acertaram 50% ou mais das questões da prova, mas que ficaram fora do número de vagas ofertadas no Edital. Classificados são os candidatos que obtiveram as melhores notas, dentro do número de vagas.

No dia 4 de setembro, a Susam divulgou a 9ª convocação do concurso de 2014, sendo a 4ª somente nestes dez meses da atual gestão, que assumiu em outubro do ano passado. Desta vez, foram chamadas 812 pessoas. Com esta lista, a Secretaria conclui a chamada de todos os candidatos classificados no interior que ainda aguardavam a convocação. “Dos 812 convocados, 227 são para o interior. Concluímos, assim, a lista de todos os classificados para o interior e acreditamos, com isso, que diminuirá bastante o déficit de servidores nos municípios. Estamos também seguindo as determinações dos órgãos de fiscalização, que é a de substituir mão de obra terceirizada por concursada”, afirma o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho.

No total, a Susam disponibilizou no concurso 3 mil vagas para o interior, nos níveis Fundamental e Fundamental Incompleto, Médio e Superior. Apenas 2.142 concursados foram classificados. Isso porque nem todos os cargos tiveram pessoas inscritas. Em outros, não houve candidato que conseguisse nota suficiente para aprovação.

Edital de Posse – A Susam enviou na manhã desta terça-feira (11/09) para a Imprensa Oficial do Estado, o Edital de Chamada com as orientações sobre a posse dos convocados para os cargos da Susam na capital e interior.

O documento deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE). Pelo edital, o prazo para tomar posse será do dia 17 de setembro a 16 de outubro. Informações sobre documentação e exames médicos necessários para a posse estarão no edital, mas poderão ser obtidas também no site da Susam (http://www.saude.am.gov.br/).

SUSAM – Secretaria de Estado de Saúde
www.saude.am.gov.br
Em atendimento à Resolução n.º 23.555/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e à Lei 9.504/1997 (art. 73, Inciso VI, Alínea b e c e § 3º, a Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM retira do ar, temporariamente, no período de 07 de julho até o final das Eleições 2018, todas as informações de cunho institucional contidas neste endereço eletrônico.

Quanto aos candidatos aprovados para as fundações, os editais de chamada serão divulgados pelas próprias instituições, nos próximos dias.

Chamada – Nesta 9ª chamada foram convocadas 227 pessoas para o interior, 452 para a capital, além de 133 para as fundações. O concurso teve 9.345 classificados e, desde a primeira chamada, já foram convocadas 9.312 pessoas, sendo 8.277 classificadas no número de vagas oferecidas no edital e 1.035 aprovadas. Com isto, ficam faltando ser convocados, para Manaus, apenas 1.068 classificados. O concurso tem validade até 2019.

O secretário estadual de Saúde ressalta que a atual gestão da Susam já fez 2.456 convocações. Segundo ele, ao assumir, a nova gestão deu posse, também, a 590 concursados, cujo processo de chamamento estava em curso. Em fevereiro, foram chamados 428; em maio, 540 e, em junho, 676 nomes. Agora, foram mais 812. “É a quarta convocação que estamos fazendo, em dez meses de gestão. Prosseguiremos com os estudos e levantamentos das necessidades da Secretaria, levando em consideração o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o secretário. À medida que o orçamento da pasta permitir, novas convocações serão realizadas”, disse.