24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

5 motivos que provam porque vale a pena ser um homem romântico

Psicóloga explica a importância de se demonstrar as emoções para conquistar a felicidade e uma vida equilibrada emocionalmente

Você já deve ter escutado a expressão “homem não chora”. Esta frase afirma que o homem não sente emoções ou, se sentir, não pode expor porque, se assim fizer, será considerado fraco diante dos amigos e pessoas ao seu redor. Para a psicóloga Camila Moura, tais afirmações podem ser chamadas de violência emocional, uma vez que está se dizendo a uma pessoa que ela não tem o direito de se expressar, de sentir e de demonstrar. “Muito possivelmente por essa razão alguns homens tenham até receio de mostrar seus sentimentos nas relações amorosas e serem românticos”, diz a psicóloga que também é consultora do site de relacionamentos Amor&Classe (www.amoreclasse.com.br).

Para a especialista, temos um debate intenso sobre a violência contra a mulher, o que é um ganho muito grande tendo em vista que em tempos passados as mulheres não tinham voz sequer para efetuar reclamações ou reivindicar seus direitos. Mas, além da violência contra a mulher, há um paradoxo de violência contra o homem. E este sofre, às vezes, calado, porque é considerado fraco pelos homens e descartado por muitas mulheres que ainda preferem o chamado “macho alfa”. Para Camila é importante, porém, falar um pouco mais sobre a violência contra os homens. “Talvez pareça estranho em princípio, mas sabia que os homens também sofrem violência?”, pergunta a psicóloga.

A consultora do site Amor&Classe diz que os homens devem e podem demonstrar as emoções, uma vez que elas são importantes em função de uma característica fundamental do homem romântico: a sensibilidade. Camila Moura aproveita para mostrar 5 razões de porque os homens devem ser mais românticos.

1. Sentimentos: Você é dono das suas próprias emoções e não as pessoas ao seu redor. Quem viverá sua vida e as conseqüências das suas escolhas é você e não as pessoas que te julgam. Portanto, o sentimento não falado ou o amor “jogado fora” por medo de falar sobre si é uma ferida que só você irá sentir.

Dica: Tenha momentos seus para colocar seus sentimentos em ordem. Se você já tem alguém que ama, busque compreender bem que sentimento é este e o que você espera da relação antes de ir conversar com a pessoa. Assim, você poderá ficar mais seguro quando for falar sobre si. Se você ainda não tem um amor, mas está conhecendo alguém, busque ser sincero com a pessoa sobre o que você espera de uma relação. Desta forma, você já consegue saber se aquela pessoa tem ou não valores parecidos com os seus.

2. Ser feliz: Você tem direito de lutar por sua felicidade. O homem que trata bem a parceira está construindo uma relação saudável e sentimentos bons que retornarão para ele. Lembre-se: quem planta felicidade, colhe felicidade.

Dica: Converse com sua parceira sobre as coisas que a deixam feliz e observe se está nas suas possibilidades realizá-las.

3. Emoções: Não expressar suas emoções não quer dizer que você não irá senti-las, isto só quer dizer que você está guardando-as somente para você e emoção estocada não levará suas relações a lugar algum. As pessoas precisam saber o que você pensa e o que você sente para que possam se relacionar integralmente com você.

Dica: quando você achar importante, tire um momento para mandar mensagem ou escrever recados para a sua parceira quando sentir que teve um pensamento bom junto com um sentimento agradável em relação a ela.

4. Igualdade: No amor e na dor somos todos iguais. Todos nós sentimos iguais, homens e mulheres, e demonstramos de forma diferente por questões culturais, mas nossos sentimentos são os mesmos. Os efeitos do amor no corpo são iguais para homens e mulheres. Quem nunca sentiu aquele tremor nas mãos e coração acelerado por conta de um amor? Nisto somos todos iguais.

Dica: Quando receber um gesto de amor da sua parceira, lembre-se que você também tem direitos de também mostrar o que você sente, afinal, você sente.

5. Romantismo: O romantismo faz bem para o coração quando ele é a expressão viva dos seus sentimentos por alguém. Desde que combinadas as ações românticas que são agradáveis para um e para o outro, viver pequenos atos românticos no dia a dia ajuda a manter viva a chama da relação. Você quer algo que faça melhor para o coração do que relações saudáveis?

Dica: Busque surpreender sua parceira naquilo que você já sabe que ela gosta, isto ajuda a quebrar a rotina e dar leveza ao dia.

Mais do Amor e Classe

Presente em mais de 35 países, o Amor e Classe é um site que promove o encontro entre solteiros e pessoas livres para um relacionamento com mais compromisso, onde o ponto principal é o romantismo. Para isso, faz o cruzamento de informações dos usuários de forma a apresentar perfis com percentuais de compatibilidade, facilitando a aproximação. O site recebe cerca de 20 mil novos inscritos diariamente.

Www.amoreclasse.com.br

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui