A grande entrada de um banquete iminente

Impactante, objetivo e claro. O Boi Garantido encerrou, na noite deste sábado (23), a sequência de ensaios técnicos dando a ideia do que vai apresentar na arena do Bumbódromo, a partir do 29 de junho, próxima sexta-feira. “Resistimos por uma consciência capaz de colher um futuro e uma realidade de paz”, bradou o apresentador Israel Paulain. Em uma noite coroada de muitos momentos de ápice, os itens individuais deram voos rasantes com suas pré-apresentações. Celebração indígena, lenda amazônica, momentos de impacto que vão preencher a arena com a densidade que o tema Auto da Resistência Cultural.

Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), Djidja Cardoso (sinhazinha), Brenda Garcia (rainha do folclore), Edilene Tavares (porta-estandarte), André Nascimento (pajé), Tony Medeiros (amo-do-boi), Piçanã, o tripa que faz viver o astro maior em forma de boi-de-pano, o boi Garantido. Eles todos estavam presentes.

A voz de Sebastião Júnior permeou a noite com a batida inconfundível da Batucada. O trio maravilhosamente coadjuvante do Pai Francisco, Mãe Catirina e o Gazumbá também estava, todo serelepe, lembrando que tradição tem de estar à vista, dentro da arena, e não apenas por escrito por aí. Enfim, foi um ensaio com gostinho de quero mais. E o melhor é que, pela divina medida, vai ter mais, sim! Dia 29. É esperar pra ver.

Fotos: Paulo Siscu