24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Abertura de Leitos no HPS Zona Norte ajuda a desafogar Pronto-socorro 28 de Agosto

Trabalho da nova gestão da Susam permitiu, também, que outros 203 pacientes realizassem cirurgias eletivas

A abertura de 56 leitos de retaguarda para internação no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte), pela nova gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), já possibilitou que, em menos de 20 dias, 88 pacientes fossem transferidos do Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul, para a unidade, localizada na colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. Os leitos foram abertos para desafogar o pronto-socorro, que estava funcionando com superlotação.

Sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o HPS da Zona Norte faz parte da rede estadual de saúde do Estado. Os 56 leitos de apoio foram ativados há 19 dias pela Susam, junto com outros 56 leitos que também foram liberados para pacientes que estão submetidos a cirurgias na própria unidade. Pelo programa de cirurgias eletivas já foram realizados 203 procedimentos, no mesmo período das transferências. São cirurgias de combate ao câncer de pele, hérnia, vesícula e outras especialidades que estão sendo realizadas na unidade para ajudar a reduzir o tempo de espera de quem estava na fila.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, em outubro, quando assumiu a Secretaria, o PS 28 de Agosto estava funcionando com lotação 134% acima da sua capacidade instalada. O pronto-socorro tem 376 leitos e atende entre mil e 1,2 mil pacientes por dia, sendo, a principal unidade de urgência e emergência do Estado, ao lado do PS João Lúcio Machado, na zona leste. “Já tivemos uma melhoria significativa na condição de assistência e acomodação desses pacientes que encontramos em cadeira e em macas inapropriadas, para internação”, destaca o secretário, ao ressaltar que mais leitos estão sendo disponibilizados em outras unidades.

Os pacientes transferidos são, em sua maioria, para atendimento na especialidade de clínica médica. Eles sofreram, por exemplo, pneumonia ou passaram pela unidade para tratamento pós-operatório. “Os hospitais públicos precisam trabalhar em rede. Não são núcleos isolados e o HPS Zona Norte trabalha em rede ao disponibilizar esse serviço de hotelaria hospitalar. O principal objetivo é auxiliar a população que precisa de assistência médica”, avalia Wagner Miranda, diretor operacional do Imed.

O soldador Márcio Coelho, 44, fez cirurgia no HPS 28 de Agosto e foi transferido para o Hospital da Zona Norte, para receber atendimento pós-operatório. “A equipe é muito atenciosa e essa estrutura é nova e confortável”, afirmou.
O aposentado Francisco Tomé, 73 anos, vindo do município de Manacapuru, deu entrada no HPS 28 de Agosto com pneumonia e, também, foi transferido para o HPS da Zona Norte. “Me senti muito bem assistido nesses dias em que estive internado aqui, com mesma atenção que recebi quando estava no 28”, disse.

Cirurgias
Das 203 cirurgias eletivas realizadas nos últimos 19 dias no HPS Zona Norte, 95 foram de vesícula, 60 de hérnia, 36 de combate ao câncer de pele, 08 urológicas e 04 ginecológicas. Há ainda 150 pacientes aptos para realizar os procedimentos cirúrgicos nos próximos dias. Outros 80 estão encerrando os exames necessários, alguns deles são de alta complexidade. Após esses exames, os pacientes retornam para atendimento médico para se habilitarem para as cirurgias.
Procedimento cirúrgico eletivo é aquele cujo diagnóstico indica a necessidade de realização com agendamento prévio, sem caráter de urgência ou emergência. Antes do agendamento são realizados diversos exames e o paciente precisa estar em condições de saúde para ser operado.

O pescador Gerson Tavares, 60, passou por cirurgia de retirada de câncer de pele esta semana. “Decidi procurar um médico há uns quatro meses por orientação de dois marinheiros, durante uma conversa por acaso, quando eu estava pescando. Era um sinal que nunca cicatrizava no meu rosto e, quando fui atrás de tratamento, já era um caso sério”, relatou o pescador.

FOTO: DIVULGAÇÃO/HPS Zona Norte

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui