Abraciclo participa de ações para promover a importância da bicicleta na mobilidade das cidades em Manaus

Entidade estará no 7º Fórum de Bicicleta Manaus (AM) e realizará ações com foco em manutenção de bicicletas, em São Paulo

Na semana que antecede o Dia Nacional do Ciclista, a ser comemorado pela primeira vez no País no próximo domingo, 19 de agosto, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares realiza ações com objetivo de destacar a importância do ciclismo no Brasil. A primeira é a participação da entidade no 7º Fórum de Bicicleta Manaus, que ocorre entre os dias 15 e 17 de agosto na capital do Amazonas.

Organizado pelo movimento Pedala Manaus e a Fundação Amazonas Sustentável, o fórum traz o tema “A Bicicleta e os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU: uma nova agenda” e debaterá a ciclomobilidade e seus impactos na cidade.

João Ludgero, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, realizará a palestra “A bicicleta como fonte geradora de renda e emprego”, tema relacionado à erradicação da pobreza, agendada para o dia 16 de agosto, às 19:00 horas. Na visão de Ludgero, “trata-se de uma oportunidade para mostrar como a bicicleta pode ajudar no dia a dia na sociedade, na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico do País”.

Além do conteúdo apresentado por João Ludgero, o evento contará com palestras de personalidades do setor de bicicletas, como Suzana Nogueira – arquiteta e urbanista e ex-diretora de projetos cicloviários da prefeitura de São Paulo; Zé Lobo, diretor da ONG Transporte Ativo; Tatiana Schor, professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas e presidente do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), e Geraldo Alves, mestre em Geografia e professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Dia Nacional do Ciclista

A entidade promoverá, também, no Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto, domingo) uma ação comemorativa com foco em manutenção de bicicletas. Esta data comemorativa foi oficialmente instituída pela Lei 13.508/2017, sancionada em 23/11/2017 pela Presidência da República. Na ocasião, a Abraciclo disponibilizará gratuitamente na Avenida Sumaré, Zona Oeste de São Paulo (SP), os serviços de um triciclo-oficina operado pelo Instituto Ciclo BR, com dois mecânicos que realizarão reparos emergenciais e check-up dos principais itens das bicicletas, como regulagens e lubrificação de correntes e freios, câmbios e conserto de câmera de ar.

De acordo com João Ludgero, esta iniciativa é importante principalmente devido ao uso crescente de bicicletas nas cidades e a necessidade de oferecer segurança e conforto para os deslocamentos dos ciclistas.

“Há uma busca cada vez mais constante por soluções de mobilidade com qualidade e eficiência, além da identificação deste público com um trânsito mais humano e saudável”, diz o executivo.

7º Fórum de Bicicletas Manaus

Data: 15 a 17 de agosto

Horário: A partir das 19h (todos os dias)

Local: Fundação Amazonas Sustentável – FAS
Rua Álvaro Braga, 351 – Parque 10 de Novembro, Manaus (AM)

Mais informações: www.pedalamanaus.org/7fbm

Ação em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista

Data: 19 de agosto de 2018

Horário: Das 9h às 16h30

Local: ao longo da Avenida Sumaré, Zona Oeste de São Paulo (SP)