Ações integradas de segurança garantiram êxito em passagem de vice-presidente dos EUA a Manaus

A viagem do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, a Manaus nesta quarta-feira (27/06) transcorreu em tranquilidade. Há duas semanas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (SEAGI), vem reunindo e liderando o processo de Planejamento Integrado dos órgãos de segurança nas esferas federal, estadual e municipal, juntamente com representantes do Serviço Secreto Norte Americano e da Embaixada dos Estados Unidos.

Em reuniões realizadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na zona centro-sul de Manaus, o processo foi elaborado para escolta e monitoramento policial durante o deslocamento de Pence em Manaus. Na agenda da viagem a Manaus, o vice-presidente dos Estados Unidos visitou um abrigo de imigrantes venezuelanos localizado no bairro de Petrópolis, zona centro-sul.

Estiveram envolvidos na operação de segurança da visita oficial, policiais civis, policiais militares, policiais federais, agentes de trânsito municipais e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Durante a permanência do vice-presidente, as forças de segurança do Estado atuaram em conjunto com os policiais americanos. Segundo o secretário da SEAGI, coronel Fábio Pacheco, o apoio e o trabalho operacional do esquema de segurança seguem o rigor adotado pelo sistema de segurança pública do Amazonas na organização de grandes eventos.

A visita ocorreu dentro da normalidade, sem que fosse registrado qualquer incidente nas áreas de interesse da operação. A avaliação dos envolvidos na operação é de que o evento foi um sucesso.