24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Acompanhamento pediátrico é fundamental para a criança

SESI oferece atendimento pediátrico diário

O acompanhamento da curva de crescimento e desenvolvimento da criança é uma estratégia fundamental no monitoramento da saúde infantil. É o que afirma a pediatra do SESI, Cintia Rodrigues. Ir regularmente ao médico pode ajudar a detectar de forma precoce problemas de saúde, recomenda a médica.

“Os atendimentos, em grande maioria, são feitos quando a criança ou o adolescente já tem uma doença instalada. Sempre oriento os pais que a prevenção é ideal, para evitar fatores prejudiciais à saúde nessa fase”, alertou Rodrigues.

O pediatra proporciona orientação alimentar pós desmame, acompanhamento do cartão de vacina, realização dos exames físicos para verificar como está o índice de massa corpórea da criança e o seu desenvolvimento, podem ser realizados desde recém-nascido até os 19 anos.

“À medida que o paciente vai crescendo, os atendimentos vão se espaçando até o primeiro ano de vida. O ideal é o que bebê seja levado ao pediatra mensalmente. Após um ano as consultas passam a ser trimestrais. Quando esse paciente chegar a dois anos, as consultas se tornam anuais. O importante é acompanhar sempre preventivamente”, disse Rodrigues.

O administrador, Isnar Dias, 38 anos, pai do Gustavo, de um mês e nove dias, precisou de atendimento imediato para o seu filho, devido à pele amarelada do bebê nesse primeiro mês de vida. Com o acompanhamento da pediatra do SESI, Cintia Rodrigues, o diagnóstico de icterícia (amarelão) foi atestado.

Dentre as doenças comuns causadas nos recém-nascidos, a icterícia é um sinal comumente observado nos primeiros dias de vida da criança. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), está presente em cerca de 60% a 80% dos recém-nascidos e consiste na coloração amarelada da pele, escleróticas e membranas mucosas.

“Procurei o SESI para realizar esse atendimento de forma imediata, junto à pediatra Cintia. Descobri que ele precisava de alguns cuidados por conta da pele amarelada e, com os exames realizados no SESI, verificamos com exatidão o que ele tinha e como seria o melhor tratamento” relatou Dias.

O preço acessível e curto espaço de tempo nas consultas foram destacados pela esposa, Ellen Dias, como diferenciais do SESI na hora da escolha para realizar o atendimento. “Conseguimos resolver tudo em um lugar só, atendimento e exame. Na semana seguinte já tive um retorno com a médica e conseguimos concluir todo o processo”, disse ela, que se sentiu acolhida com a sala de espera diferenciada para recepcionar os recém-nascidos no SESI.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui