25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Adaf concede serviço de inspeção estadual para entreposto de carne em Manaus

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), concedeu, nesta segunda-feira (03/09), o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para o entreposto de carne Rio Clean, localizado, na Cidade Nova, zona norte da capital. O entreposto agora, além de produzir carne, vai realizar também a desossa com os cortes específicos do boi, possibilitando vender a carne embalada, associada ao nome do estabelecimento. O SIE emitido pelo órgão de defesa, garante ao estabelecimento que os produtos serão processados dentro dos padrões higiênico-sanitário.

De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Sérgio Muniz, a proposta do órgão, é que cada vez mais empresas de pequeno porte estejam se formalizando com o serviço de inspeção estadual no Estado, seja eles de laticínios, carne, ovos, pescado e mel.

“Queremos que mais empresas como essas sejam formalizadas dentro do Estado, gerando emprego e renda, no sentido de melhorar a economia do Estado através das pequenas e microempresas. Porque quando formalizamos um estabelecimento como esse, estamos trabalhando o lado social, permitindo emprego direto, e a legalização do empreendimento é garantia que o produto será de qualidade chegando na mesa do consumidor”, comentou o diretor-presidente.

Sobre o entreposto – Mensalmente, o entreposto terá a capacidade de processar 50 mil quilos de carne. Atualmente, o empreendimento abastece restaurantes, cozinhas industriais e pequenos supermercados. Por dia, o entreposto terá a capacidade de produzir 2 mil quilos de carne. Semanalmente, aproximadamente 35 bois serão processados no estabelecimento e quase 95% dos produtos representam alimentos regionais. Os bovinos abatidos que chegam e são produzidos no entreposto são oriundos do abatedouros que possuem o SIE no Estado, das regiões do Baixo e Sul do Amazonas, além de outros produtos com o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Lucas Carvalho, empresário do entreposto, afirma que fazer investimento na capital tem dado certo e acredita no agronegócio do Estado e destaca que o papel da Adaf tem sido importante neste processo. “Hoje, já conseguimos ver nos supermercados produtos de origem animal certificados e o acompanhamento da Adaf incentiva e contribui para que mais empresas como essas sejam formalizadas dentro do Estado”, comentou

Serviço de Inspeção – Atualmente no Estado, 20 entrepostos de carne possuem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). No primeiro semestre de 2018, foram abatidos 85.035 animais, o que equivale aproximadamente 20 mil toleradas de carne.

O Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.) da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) do Estado do Amazonas está relacionado aos produtos destinados ao comércio estadual. Pelos municípios, quando a produção se destina ao comércio municipal, está relacionado ao S.I.M, e quando a produção se destina ao comércio interestadual, ao S.I.F, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

FOTO: ROBERTO CARLOS/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui