27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Adolescentes do Amazonas devem ser vacinados contra HPV e Meningite C

Você garota de 9 a 14 anos e você garoto de 11 a 14 anos, que mora no Amazonas, procure a sala de vacinação mais próxima. Sua saúde precisa ser protegida com as vacinas contra o HPV e contra a Meningite C. Melhor ainda, peça para o diretor ou diretora da sua escola disponibilizar as vacinas onde você estuda, como destaca o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Na escola podemos fazer ampla cobertura dessa faixa etária e garantir que o HPV cai a níveis baixos no Brasil. Nós estamos com níveis muito altos, acima de 50%. Então é realmente uma ação importante a ser feita para evitar que essas pessoas desenvolvam câncer no futuro. Vamos insistir para a ampla cobertura vacinal. E o Saúde na Escola é o grande instrumento para isso”.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, é importante reforçar esse trabalho de vacinação nas escolas.

“Vai fazer um trabalho com os 5570 municípios (…) para que todas as escolas possam participar desse processo. É importante a gente ter uma cobertura muito grande dessa população-alvo”.

Em todo Brasil, 10 milhões de adolescentes devem ser vacinados contra a Meningite C e contra o HPV. A participação das escolas é fundamental para reforçar a adesão dos jovens à vacinação e, consequentemente, promover a redução dessas doenças. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil mortes de mulheres devido a enfermidade. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV. E a vacina vai ajudar a combater tudo isso. Não deixe para depois. Proteção deve ser agora!

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui