‘Aleitamento Materno é a base da vida’ é o tema de ações da Prefeitura de incentivo à amamentação

Para aumentar a conscientização da sociedade sobre a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças e das mães, a Prefeitura de Manaus está preparando ações com o tema “Aleitamento Materno é a base da vida”, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre os dias 1º e 8 de agosto, e dentro da programação do Agosto Dourado.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que a partir do tema ‘Aleitamento materno é a base da vida’, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação, os profissionais de Saúde irão destacar o fato de que a amamentação é um dos alicerces da boa saúde e representa uma estratégia de nutrição e segurança alimentar, ajudando a proteger crianças de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Além das ações desenvolvidas nas Unidades de Saúde, a Semsa irá realizar atividades envolvendo crianças em creches, pais, cuidadores, profissionais de saúde e de educação, organizações governamentais e a sociedade civil organizada.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas Abolnik, é essencial promover o envolvimento do maior número possível de instituições na promoção do aleitamento materno, já que é responsabilidade de toda a sociedade garantir o crescimento, o desenvolvimento e a sobrevivência das crianças. “O leite materno é uma alimentação completa e até os seis meses de vida a criança não precisa de nenhum outro alimento. Também não tem custo financeiro, o que beneficia crianças em situação de pobreza, evitando doenças e reduzindo a mortalidade infantil.”

Durante todo o Agosto Dourado, informa a enfermeira, os profissionais de saúde deverão reforçar o incentivo ao aleitamento materno no pré-natal, nas maternidades, no atendimento médico, no acompanhamento da primeira semana de vida da criança e outras atividades de rotina do serviço de atendimento, envolvendo as mães e também os pais.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada sempre na primeira semana de agosto, foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA – World Alliance for Breastfeeding Action), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando o envolvimento de grupos e instituições de todo o mundo para a discussão sobre o tema.

Em abril de 2017, Congresso Nacional sancionou a lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. Em Manaus, foi sancionada a Lei Nº 1.925, de 13 de novembro de 2014 que instituiu, no Calendário Oficial do município, o Agosto Dourado, Mês de Reflexão sobre a Importância do Aleitamento Materno.