27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Alerta – Mais de 920 mil cartões de crédito foram fraudados até agosto deste ano

Mais de 920 mil fraudes até agosto de 2018. Esse é o número divulgado pelo laboratório de cibersegurança PSafe quando o assunto é cartão de crédito. Segundo a empresa, o número representa 3,6 fraudes por minuto. O principal crime é o roubo de dados dos clientes para clonar cartões.

Segundo a PSafe, a clonagem pode ocorrer nos chamados crimes de engenharia social, quando a pessoa acaba fornecendo os dados para os criminosos, mesmo sem intenção. Isso pode ocorrer por meio de compras por telefone ou até por página falsa que pedem os dados bancários.Especialistas alertam para perigos em datas de maior compraSegundo o especialista em segurança digital da Psafe, Frank Souza, o número de fraudes é elevado e boa parte dos golpes ocorre por falta de atenção dos usuários. Ele dá dicas para os consumidores de como não cair nesse tipo de crime na internet.

“O principal cuidado é ter a atenção redobrada. Então, sempre que for fazer uma transação, fazer um pagamento por meio eletrônico, redobrar a atenção. Além disso, contar com um software de segurança. Então, por exemplo, se você está no celular e tem algum aplicativo que realiza esse tipo de proteção. Quando for fazer uma compra, tiver mais distraído, esse aplicativo vai te ajudar e te proteger das mais variadas formas de ataque.”

O especialista ressalta ainda que, com a aproximação de datas como Black Friday e Natal, em que as pessoas tendem a comprar mais, a atenção ainda maior. Em caso de fraude detectada, Frank Souza alerta que a vítima deve contatar a instituição financeira e buscar apoio da polícia.

Reportagem, Raphael Costa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui