Alerta – Sarampo e rubéola na Europa reforçam necessidade de vacinação

Países da Europa, como França, Itália e Alemanha, podem estar vivendo um surto de sarampo e rubéola. E essa notícia preocupa também o governo brasileiro. Por isso, o Ministério da Saúde reforça o alerta de que é preciso se imunizar contra essas doenças. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, lembra que a vacina tríplice viral está disponível nos postos de vacinação em todo o Brasil.

“Hoje, o fluxo de pessoas ido e vindo, seja pelo turismo, seja pelo comércio, essa doença pode voltar a acontecer no nosso país. Então, por isso, nós precisamos continuar vacinando. Enquanto a doença não for eliminada em todos os países, de forma mundial, há necessidade de continuarmos vacinando”.

Carla Domingues explica também que a vacina de tríplice viral, responsável por imunizar contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, precisa ser tomada adequadamente para ser eficaz.

“Só tomando o esquema completo a pessoa estará devidamente protegida. É por isso que precisa comparecer ao serviço de saúde levando sua caderneta de vacinação porque dessa forma o profissional vai ter a capacidade de avaliar, nesse esquema complexo que tem datas diferentes, número de doses diferentes para cada faixa etária, para ele pode identificar se aquele indivíduo precisa receber alguma dose dessa vacina”.

O Sarampo foi eliminado no Brasil desde 2001 e a Rubéola em 2010, justamente graças à vacinação. Essa é a única forma de prevenção. Para saber detalhes do esquema de doses para crianças e adultos, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Erika Braz.