Alunos do Amazonas ficam em 3º em seletiva do SENAI no Ceará

Os alunos do SENAI Amazonas, Matheus Oliveira, 21, e Nadia Martins, 19, conquistaram o 3º lugar na seletiva para a Worldskills Kazan 2019 na ocupação Mecatrônica, realizada de 13 a 16, em Fortaleza (Ceará). O resultado final, anunciado nesta sexta-feira (17), tem nos 1º e 2º lugares, respectivamente, alunos do Rio Grande do Sul e Bahia.

“A Mecatrônica tem um histórico consecutivo de medalhas na Escola SENAI Antônio Simões. A conquista do bronze pelo Matheus e Nadia mostra a superação de desafios, especificamente na realização de provas, durante quatro dias, com elevado grau de complexidade tecnológica envolvendo tomada de decisão assertiva e capacidade de trabalho em equipe”, disse a delegada técnica do Amazonas, Socorro Butel.

A competição que durou quatro dias envolveu ao todo seis provas onde os competidores precisaram desenvolver um sistema automatizado para um processo industrial. Segundo o avaliador da ocupação mecatrônica do Amazonas, Marcos Alexandre, existe um percentual de nota por tempo que geralmente varia entre 10 e 20% da nota da prova e é o fator diferencial entre as equipes.

“A seletiva foi bem acirrada durante todo o processo, mas no primeiro dia tivemos duas provas difíceis e a dupla do Amazonas conseguiu pontuar em quase tudo, se mantendo sempre entre as três primeiras colocações. Até o último dia ficou bem emparelhado, mas por alguns detalhes ficamos com o bronze”, explicou Alexandre.

Segundo o avaliador, os alunos do SENAI, Matheus e Nadia, se superaram desde o início com o controle emocional até o bom desempenho técnico. “Levando em consideração o nível da prova, eu considero que essa foi a prova mais difícil em nível nacional em mecatrônica. Os nossos alunos se superaram na excelente desenvoltura ao longo da competição”, disse Marcos Alexandre.

A seletiva contou com representantes de nove estados – Ceará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, e teve a premiação e provas no Centro de Formação Profissional Ana Amélia Bezerra de Menezes Souza, em Fortaleza (CE).