Alunos do SENAI competem no Ceará em Mecatrônica

Os amazonenses Matheus Oliveira, 21, e Nadia Martins, 19, alunos dos cursos técnicos de Mecatrônica e Automação Industrial da Escola SENAI Antônio Simões (ESAS), vão competir em dupla nos dias 13 a 16 na seletiva para a Worldskills 2019, maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em Kazan, na Rússia. Os alunos do SENAI vão disputar vaga na ocupação de Mecatrônica, nas provas promovidas no Centro de Formação Profissional Ana Amélia Bezerra de Menezes Souza, em Fortaleza (CE).

Com treinamentos de segunda a sexta-feira, em média 8 horas por dia, os competidores vão disputar a seletiva com representantes de nove estados – Ceará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo o avaliador da ocupação mecatrônica do Amazonas, Marcos Alexandre, essa edição é a mais concorrida de todas na área, o desempenho analisado em simulados preparatórios antes da seletiva mostrava um equilíbrio entre as equipes.

“Há quatro anos consecutivos, o prêmio fica com representantes do Rio Grande do Sul, mas esse ano os desempenhos gerais das duplas estão bem emparelhados. Nós, do Amazonas, conseguimos atingir os tempos que precisávamos nos simulados e com isso a competição está muito equilibrada. O estado é um dos favoritos para ganhar”, disse Alexandre. A premiação ocorre na sexta-feira, 17.