Alunos e família em festa no SESI Amazonas

Inserida no calendário anual de atividades das unidades educacionais do SESI Amazonas, a Festa da Família anima, desde 21 de agosto até 14 de setembro, as Escolas SESI Dr. Francisco Rodrigues Garcia e Dr. Adalberto Ferreira do Valle. A programação festiva, desenvolvida em todas as escolas da instituição, visa ao fortalecimento dos vínculos afetivos entre a escola e a família, e neste ano tem como tema “Escola e Família: Construindo Valores”.

Para as comemorações, as pedagogas das escolas SESI desenvolvem atividades lúdicas que envolvem a família e o aluno, de acordo com sua faixa etária. A gerente da Escola SESI Dr. Adalberto Ferreira do Valle, Sinthia Cavalcante, explica que as atrações são as experiências vividas no dia a dia dos alunos nas salas de aula.

“Trazer a família para dentro da escola para conviver e conhecer o que o filho realiza com as outras crianças é muito importante no processo de aprendizagem, sem contar que esse contato direto entre os pais e a escola possibilita uma troca direta entre as vivências do seu filho juntamente com a equipe pedagógica”, disse ela.

A programação vai mobilizar cerca de 1.120 crianças, desde o berçário (4 a 12 meses) até o ensino fundamental (6 a 10 anos). Por meio da Festa da Família, as escolas contemplam as diferentes formações familiares sem segmentar entre o “pai” e a “mãe”.

“A ideia é agregar valor de forma positiva entre as duas peças principais desse processo, a família e o aluno, seja qual for a formação familiar em que ele estiver. É muito importante que ele entenda a importância de cada um desses representantes no processo de crescimento e traga para junto da escola”, explicou Cavalcante.

Apresentações culturais, atividades lúdicas, show de talentos, musical, desfiles, sorteio de brindes e atividade de ginástica com os bebês, “Família Fitness”, fazem parte das atrações que abraçam as diferentes faixas etárias, de acordo com a programação criada pelo SESI. Os pais do aluno Davi Emanoel, de sete meses, do berçário, participaram pela primeira vez das atividades da Festa da Família e recomendaram.

“Essa iniciativa do SESI nos faz sair da rotina e dar uma atenção maior para família, tendo a oportunidade de brincar e dedicar um tempo exclusivo para ele, e isso é muito importante para o desenvolvimento da criança”, disse o ferramenteiro da Moto Honda, Júnior Tavares. Para a mãe, Marília Maia, a participação de toda a família é um diferencial positivo do SESI para integrar as diferentes formas familiares existentes.

A importância de programações como essa, para acompanhar o desenvolvimento do aluno na escola, foi ressaltada pelo técnico de infraestrutura da Innovatec, Jackson Colares, pai da Ana Cleia, de um ano e nove meses, aluno do maternal 1.

“Como estuda em tempo integral na Creche do SESI, Ana Cleia acaba ficando mais tempo dentro da escola do que no convívio da família diariamente, então ter um dia voltado para ela, e dentro da rotina da escola, é legal para ver como interage com os alunos e desenvolve as diferentes atividades”, disse ele.

A expectativa é que ao longo dos dias da programação mais de 1.010 pais participem das programações que se iniciaram no dia 20 com o maternal I e encerra em 14 de setembro com alunos do primeiro período.