Amazonas assina convênio para realização do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca 2019 na capital amazonense

Nesta segunda-feira, 18/06, o Governo do Amazonas por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), assinou o convênio que assegura a realização do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep) 2019 em Manaus.

A cerimônia foi realizada na sede da Amazonastur, localizada na avenida Santos Dumont, zona oeste da capital, e contou com a presença do presidente da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca (Faep), Eliseu Brito, e do presidente da Associação de Engenheiros de Pesca Esportiva do Amazonas, Tomás Sanches.

A captação do evento para ser realizado na capital do Amazonas aconteceu em outubro do ano passado durante a vigésima edição do congresso em Florianópolis (SC), quando o Amazonas concorreu com os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte para sediar o congresso em 2019.

O Conbep acontece a cada dois anos e é o maior fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da área, recebendo uma média de 1.500 inscritos em cada edição, entre pesquisadores, profissionais da extensão pesqueira, técnicos, acadêmicos, produtores, empresários da cadeia produtiva de pesca e aquicultura, e organizações não governamentais. Nesta próxima edição, o congresso vai trazer três palestrantes internacionais.

De acordo com o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, o apoio que o Governo tem dado à pesca esportiva e à vontade de transformar o turismo de eventos como matriz de desenvolvimento do estado tem sido o diferencial para o segmento. “A pesca esportiva no estado do Amazonas vem passando por um processo de transformação, assim como o turismo, e queremos fazer com que eles se transformem em matriz econômica do estado. Diante disso, o governador Amazonino Mendes não vai medir esforços para alavancar cada vez mais essa atividade no Amazonas, pois temos muito potencial para isso”.

Para o presidente da Faep, Eliseu Brito, o apoio do governo para a realização do evento é de extrema importância. “Fazer um congresso desses sem o apoio do estado é algo muito difícil, pois as dificuldades são muitas. Esperamos que esta edição aqui no Amazonas seja um sucesso”.

O presidente da Associação de Engenheiros de Pesca do Amazonas, Tomás Sanches, falou sobre o apoio do Governo do Estado e o que espera dessa edição do congresso. “O Governo do Estado, através da Amazonastur, foi primordial para essa conquista de trazer o congresso para o Amazonas. Esperamos realizar um grande evento, que vai proporcionar o treinamento, a atualização, a apresentação de trabalhos técnico-científicos e oportunidade de troca de conhecimentos entre os profissionais locais com os das demais regiões do país”.

Conbep 2019 – A vigésima primeira edição do congresso acontecerá entre os dias 16 a 20 de setembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus, e espera cerca de 1500 mil congressistas de todos os estados do país.

FOTO: DIVULGAÇÃO/AMAZONASTUR