Amazonas é destaque no Pesca Trade Show 2018 em São Paulo

O Amazonas é o maior destino da pesca esportiva no mundo e foi o principal destaque no primeiro dia do Pesca Trade Show, a maior feira de exposição de pesca da América Latina. O evento está sendo desde ontem, quarta-feira (22/08) e segue até o sábado (25/08) no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), reunindo uma centena de empresas de serviços e produtores de equipamentos de pesca recreativa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra foi convidado pelo organizador do evento, Marcelo Claro para descerrar a faixa de abertura da exposição, ao lado de outros empresários do segmento e destacou o resultado positivo para o Amazonas no primeiro dia do Pesca Trade. “O Estado começa a se fazer presente em eventos de grande porte levando a pesca esportiva como uma política de sustentabilidade factível para o Amazonas e que também pode contribuir para um novo polo econômico que tanto perseguimos. A pesca é uma indústria que movimenta 50 bilhões de dólares no mundo e não pode ser desprezada pelo Estado que tem o maior potencial de execução da pesca esportiva no planeta”, disse.

Na feira, Dutra cumpriu agenda de reuniões com empresários de Goiânia, Roraima, São Paulo e, também, dos Estados Unidos, que visitaram o stand do Amazonas em busca de notícias sobre a nova regulamentação que o Estado está desenvolvendo para incentivar a atividade da pesca esportiva. “E todo esse trabalho tem a via de pagamento por serviços ambientais como projeto de inclusão social e principalmente a interiorização do desenvolvimento econômico”, disse Marcelo Dutra.

Entre as reuniões que Dutra participou, uma delas foi com empresários da LEHR, empresa norte-americana que fábrica motores de popa movidos a gás propano, que se mostram interessados em produzir os equipamentos no Polo Industrial de Manaus (PIM). No Brasil, a LEHR fábrica apenas motores de 2.5 Hp e 5.0Hp.

No Pesca Trade Show, Dutra visitou diversos stands, um deles o do Movimento Amigos do Tarumã, que realiza no período de 14 a 16 de setembro o Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã. “Estamos aqui para mostrar o maior torneio de pesca do Estado do Amazonas na cidade de Manaus onde há poucos anos ninguém imaginava encontrar um tucunaré provando que se nós mudarmos o nosso hábito e que começarmos a tratar de forma diferente esse recurso natural, vamos conseguir transformar o Amazonas o maior polo de pesca esportiva do tucunaré no planeta”, finalizou Marcelo Dutra.

Turismo – Junto da Sema e Ipaam, a Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror/AM) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) participam do evento. A Amazonastur mantém no stand do Amazonas um consultor de eventos que atua na divulgação de pontos turísticos do Estado aos visitantes da feira. Já a Sepror, participa, também, com um engenheiro de pesca da Secretaria, no local.

Parceria – Durante o Pesca Trade Show, o Governo de Rondônia, que também participa do evento, acenou com o interesse de fazer parceria com o Amazonas no sentido de incentivar a pesca esportiva de peixes de couro.

FOTO: ANTÔNIO LOPES/SEMA